MENU

"Trabalhadores no Cinema, a história do sindicalismo brasileiro em quatro filmes"

Escola Sul CUT e UDESC, com parceria da FECESC realizam mostra de cinema

Publicado: 14 Maio, 2013 - 09h55

Escrito por: Vera Gasparetto

notice

Nessa semana, dias 16 e 17 de maio, às 19h, acontece na Fecesc a Mostra "Trabalhadores no Cinema - A história do sindicalismo brasileiro em quatro filmes". Essa mostra de cinema é resultado do esforço da equipe do Laboratório de Imagem e Som (LIS), da UDESC-SC, de iniciativa do Prof. Rafael Rosa Hagemeyer, que em parceria com a Escola Sul CUT organizou essa atividade. 

A mostra será realizada no mês de maio como parte das reflexões sobre o dia do trabalhador, e pretende ser um espaço para refletir a forma como os trabalhadores são tratados pela sétima arte. Os filmes serão exibidos e seguidos de debate com estudiosos do tema, sendo três do Brasil e um debatedor de Rosário (Argentina).

O projeto faz parte do Programa "Comunicação & Cultura", da Escola Sul CUT, que pretende ampliar a visão crítica de dirigentes sindicais e trabalhadores sobre as imagens projetadas sobre o mundo do trabalho na mídia, promovendo reflexões sobre a ética e a estética das imagens utilizadas e a produção e veiculação de conteúdos.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Cinema e Sindicalismo que prevê a produção de um documentário e várias seleções de filmes para debater a comunicação, a liberdade e autonomia sindical, a imagem d@s trabalhador@s no cinema, o filme como recurso pedagógico, entre outras iniciativas. A mostra conta com o apoio da FECESC.

Veja a programação:

Dia 16/05, às 19h

Filme: Los Traidores, Debate com prof. Pablo Alvira (Universidad Nacional de Rosario)

Filme: Libertários, Debate com o prof. Rafael Hagemeyer (Udesc)

Dia 17/05, às 19h

Filme: Os Queixadas, Debate com o diretor Rogério Corrêa

Filme: Greve!, Debate com a profa. Maria Carolina Granato (ISERJ)