Escrito por: CUT-SC
O documento oficial entregue reivindica a correção do Piso em 100% do INPC-IBGE acumulado em 2023, acrescido de aumento real de 5%.
Nesta sexta-feira, 24 de novembro, representantes das Federações, Centrais Sindicais, Sindicatos e DIEESE-SC estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, para entregar a pauta de reivindicação dos trabalhadores catarinenses para o reajuste do Piso Salarial Estadual de Santa Catarina. O documento oficial entregue reivindica a correção do Piso em 100% do INPC-IBGE acumulado em 2023, acrescido de aumento real de 5%.
O coordenador sindical do DIEESE-SC e diretor da FECESC, Ivo Castanheira, pediu agilidade no processo de negociação “Este é o 14º ano que estamos negociando o reajuste do Piso e eu espero que novamente as entidades patronais estejam dispostas a negociar até chegarmos a um acordo que seja bom para os dois lados. Esperamos que esse processo aconteça o mais rápido possível”.
O Diretor Institucional e Jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, recebeu a pauta e se comprometeu em se esforçar o máximo para fechar o acordo o quanto antes “Estaremos sempre dispostos a ouvir as propostas dos trabalhadores de forma respeitosa. Cada uma das partes tem suas visões da realidade, mas nestes 14 anos isso nunca nos impediu de avançarmos”.
Durante o encontro foi marcado para o dia 13 de dezembro, às 14h, na FIESC, a primeira rodada de negociação para o reajuste do Piso.