Trabalhadores de SC vão às ruas neste 1º e maio
Principais mobilizações acontecerão em São José e em Chapecó
Publicado: 28 Abril, 2025 - 13h40 | Última modificação: 28 Abril, 2025 - 13h47
Escrito por: CUT-SC

Em alusão ao Dia dos Trabalhadores, a CUT-SC e seus sindicatos organizam grandes atos em diversas cidades de Santa Catarina, com destaque para São José e Chapecó. As mobilizações trazem para as ruas pautas centrais da classe trabalhadora: o fim da escala 6x1, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a revogação das reformas trabalhista e previdenciária.
Na Grande Florianópolis, o ato acontece em São José, no dia 1º de maio. A concentração será às 13h, na Escola de Educação Básica América Dutra, de onde os trabalhadores seguirão em marcha. A programação, que segue durante toda a tarde, inclui blocos de falas, intervenções culturais como poesia, teatro, música e batalhas de slam, reunindo cultura e luta em um só espaço.
Já em Chapecó, as atividades começam mais cedo, no dia 29 de abril, com uma intensa agenda de mobilizações. Às 6h30, haverá panfletagem e diálogo com trabalhadores no Terminal Urbano. Ao meio-dia, ocorre a concentração e ato em frente a uma agroindústria, no momento da troca de turno. Em seguida, às 14h, o protesto continua em frente à unidade da BRF e culmina, às 15h30, com sonorização e carreata pela Avenida Getúlio Vargas, dando ênfase à luta pelo fim da escala 6x1 no comércio.
A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, reforça a importância da mobilização "O 1º de Maio é um momento de memória e de luta. Hoje, nossos principais desafios são reverter a precarização dos direitos, reduzir a jornada de trabalho para gerar mais empregos e garantir que quem ganha menos não seja penalizado com impostos injustos. Vamos às ruas para mostrar que a classe trabalhadora segue unida e forte."
Programação detalhada dos atos:
São José (Grande Florianópolis) — 1º de Maio
13h – Concentração e marcha (Escola de Educação Básica América Dutra)
14h – Abertura do ato e bloco de falas
14h20 – Declamação de poesia
14h30 – Apresentação de Boi de Mamão
15h – Declamação de poesia
15h10 – Apresentação do Grupo de Teatro Madalenas na Luta
15h30 – Show com Africatarina
16h15 – Bloco de falas
16h30 – Meninas do Slam
17h – Batalha das Damas
Chapecó — 29 de Abril
6h30 – Panfletagem e diálogo com trabalhadores no Terminal Urbano
12h – Concentração e ato em frente à agroindústria
14h – Ato em frente à BRF
15h30 – Sonorização e carreata na Avenida Getúlio Vargas