Trabalhadores cobram agilidade dos deputados na votação do reajuste do Piso Salarial

Projeto que reajuste em em 6% nas quatro faixas salariais para o Piso Salarial foi enviado pelo governador para assembleia e agora deve tramitar por três comissões para ir para votação no plenário.

Publicado: 12 Março, 2024 - 15h38 | Última modificação: 12 Março, 2024 - 16h07

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

Nesta terça-feira (12), representantes das centrais sindicais e federações de trabalhadores estiveram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para conversar com os deputados sobre a importância de agilizar a tramitação do projeto de lei que reajusta em 6% o Piso Salarial Estadual para 2024. O Secretário Geral da CUT-SC, Rogério Manoel Corrêa, acompanhou as visitas.

O projeto foi enviado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na última sexta-feira (9) para a ALESC e será lido hoje no plenário. Em seguida, irá tramitar por três comissões: Constituição e Justiça; Finanças; e Trabalho, para seguir para votação final no Plenário. A previsão é que o projeto seja votado no dia 20 de março.

Durante as visitas no gabinetes dos deputados, o diretor sindical do DIEESE e coordenador da comissão de trabalhadores, Ivo Castanheira, explicou sobre o processo de negociação do piso e importância do projeto do reajuste ser aprovado o quanto antes por ser retroativo à janeiro “Há 14 anos acompanhamos esse processo na assembleia e sempre dialogamos com os deputados para que eles saibam o esforço que fizemos para chegar a um acordo entre os empresários e trabalhadores e sobre a importância de que este projeto tramite da forma mais rápida possível já que, segundo estudos do DIEESE, o piso beneficia cerca de 1 milhão de trabalhadores catarinenses”.

A comissão de representantes dos trabalhadores conversou com diversos deputados e se reuniu com a assessora jurídica do atual presidente da Alesc, Mauro de Nadal, que se se comprometeu em conversar com o deputado para que ele articule com os presidentes das três comissões para que o projeto tramite o mais rápido possível e vá para votação no plenário na próxima semana.