SITESPM-CHR ouve demandas dos Trabalhadores com Deficiência da Prefeitura de Chapecó
7 de dezembro será um marco histórico para o SITESPM-CHR, pois nesse dia os Trabalhadores com Deficiência da Prefeitura e estiveram reunidos para falar sobre suas necessidades e construir um Plano de Lutas
Publicado: 12 Dezembro, 2019 - 09h25
Escrito por: Sílvia Menegatti - Assessora de Imprensa SITESPM-CHR
Uma tarde de sábado muito especial. Dia 07 de dezembro, será um marco histórico para o SITESPM-CHR, pois nesse dia os/as Trabalhadores/as com Deficiência da Prefeitura de Chapecó estiveram reunidos para falar sobre suas necessidades e coletivamente construir um Plano de Lutas.
O projeto Rede Vida Viva foi aplicado aos participantes. No primeiro momento eles se apresentaram e falaram sobre suas deficiências. Também ouve uma reflexão sobre o que é prioridade entre as vértices do triângulo: vida, saúde e trabalho.
Coletivamente foi construído o Mapa do Corpo, onde cada participante pode olhar para o seu corpo e identificar as suas dores. Além das dores sentidas e agravadas pela deficiência, os participantes também relataram que sentem dificuldades nos locais de trabalho, o que compromete a qualidade do trabalho e precariza suas condições de vida.
Demandas foram levantadas e essas farão parte do Plano de Lutas, algumas questões específicas serão acrescentadas na Pauta de Reivindicações dos Servidores Municipais, que será entregue ao Governo Municipal.
Ao final da atividade a avaliação do encontro foi positiva. Os participantes disseram que pela primeira vez foram ouvidos tendo a oportunidade de falar sobre suas dificuldades e apontar sugestões para melhorar seu desenvolvimento no trabalho.
Todos/as assumiram o compromisso de dar continuidade a atividade no mês de fevereiro/2020, trazendo mais um colega com deficiência, para fortalecer o grupo e para oportunizar os/as participantes a relatar suas dificuldades, assim como, suas sugestões para melhorar o ambiente e as suas condições de trabalho e vida.