Escrito por: Andrieli Trindade
O acordo terá vigência até 31 de dezembro ou, até que seja firmado um novo acordo coletivo com o término da pandemia, quando será possível consultar os trabalhadores sobre as reivindicações da negociação
Devido ao impedimento de reunir pessoas, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Concórdia e Região (Sintrial), não tem como realizar a Assembleia de Tirada de Pauta da negociação salarial 2020/2021.
No mês de maio, seriam as negociações com as empresas BRF, Lactalis e Copérdia. No caso da BRF, as reuniões foram virtuais onde estiveram participando representantes de todos os estados onde a empresa possui unidades. Representando Santa Catarina estiveram dirigentes do Sintrial e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das Carnes e Derivados de Chapecó (Sitracarnes). Também participaram representantes da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores da Alimentação (Contac), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA) e União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), além da equipe de negociadores da agroindústria.
“Esse ano, devido à pandemia, é atípico para todos, mas nós não podemos deixar de garantir segurança, saúde, salários e manutenção dos benefícios conquistados até hoje para os trabalhadores. Sendo assim, conseguirmos garantir todos os avanços conquistados na negociação passada”, afirma o presidente do Sintrial, Jair Baller.
O acordo emergencial não traz um reajuste salarial, uma vez que, o sindicato não pode estar consultando os trabalhadores para esta negociação, porém traz garantias como:
Este acordo terá vigência até 31 de dezembro deste ano ou, até que seja firmado um novo acordo coletivo com o término da pandemia, quando será possível consultar os trabalhadores sobre as reivindicações da negociação. O documento pode ser acessado na íntegra no link http://www.sintrial.com.br/acordos_coletivos/b41aa720fe68bf94eb7cb75281625af7.pdf
A proposta de manutenção das garantias já negociada com as empresas Lactalis e Copérdia (Fábrica de Ração) também foi encaminhada pelo Sintrial.