• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sintespe promove ciclo de debates sobre a crise econômica e política no Brasil

O primeiro debate acontece no dia 11 de setembro com o tema "Crise e Reforma: Por Quê e Para Quem?". Os encontros acontecerão sempre às 18h30, na sede do Sintespe

Publicado: 10 Setembro, 2019 - 10h14 | Última modificação: 10 Setembro, 2019 - 10h19

Escrito por: Sintespe

notice

A crise econômica e política brasileira se agrava. As elites procuram aprofundar o projeto neoliberal, que tem como objetivo primordial deteriorar as condições de  vida dos trabalhadores e reduzir a soberania nacional. Resistir a esse processo passa pela refl­exão crítica da atual conjuntura e das diversas manifestações da crise.

Para contribuir com essa tarefa, o SINTESPE convida todos e todas para seu ciclo de debates, que inicia nesta quarta-feira, 11 de setembro. Os debates acontecerão sempre a partir das 18h30, na sede do Sintespe (Praça Olívio Amorim, 82, Centro – Florianópolis)

11/9 – Crise e Reforma: Por Quê e Para Quem?

As dimensões históricas e socioeconômicas predominantes na sociedade brasileira recente, em suas relações com a conjuntura internacional marcada pelo processo de reestruturação do capital, condicionaram a emergência do ideário neoliberal. No Brasil, as administrações vigentes a partir dos anos 90, capitaneadas principalmente pelos presidentes Collor e FHC, contribuíram efetivamente no processo de consolidação do neoliberalismo no Brasil sobretudo por meio de estratégias concernentes à privatização do público e à precarização das políticas sociais.

Hoje o Capital inaugura uma nova fase. Os elementos que impulsionam essa nova dinâmica, seus agentes e os desdobramentos desse modelo dentro da realidade brasileira são o tema do primeiro encontro do Ciclo de Debates do Sintespe: Discutindo a Crise.

Convidados:

João Paulo Silvestre, Técnico do Seguro Social e Diretor de Organização de Base do Sindprevs SC

Pietro Caldeirini Aruto, economista SDE/SC, Doutor em Desenvolvimento Econômico

 

Confira as próximas datas e temas:

25/9 – Crise e Desigualdade: Questão Gênero

9/10 – Meio Ambiente e Soberania Nacional

23/10 – Educação, Trabalhadores e Neoliberalismo

6/11 – As Propostas de Reforma Tributária

20/11 – Crise e Desigualdade: Questão Racial

4/12 – Urbanização e Ocupação em Florianópolis

 

Sempre às 18h30

SINTESPE – Praça Olívio Amorim, 82
Centro – Florianópolis


Informações:
sintespe.org.br
(48) 3223 6097