Sinte-SC faz moção de apoio a escola na promoção de evento sobre diversidade

Sinte-SC faz moção de apoio a Escola Elza Pacheco, de Blumenau, que recebeu uma moção de repúdio da Câmara de Vereadores por promover um evento sobre diversidade

Publicado: 06 Novembro, 2017 - 10h06

Escrito por: Direção Executiva Sinte/SC

Entendemos que a escola é o espaço para um ensino/aprendizagem plural e democrático, sendo assim, o SINTE/SC, que representa os trabalhadores em educação da rede estadual, vem a público manifestar seu total apoio a iniciativa da Escola Elza Pacheco, de Blumenau, em promover um evento sobre a diversidade.

O Festival de Cinema Elza Pacheco é um projeto anual da escola, que ao longo do ano realiza diversas atividades com os estudantes. Já na sua quarta edição, o tema do festival este ano foi a diversidade:  cultural africana, indígena e do Oriente Médio; diversidade religiosa e de gênero. Assuntos extremamente importantes na construção do conhecimento e do respeito.

O objetivo é envolver a comunidade escolar em torno do tema intolerância, infelizmente, muito presente na vida das pessoas. Pois aprendendo a compreender a diversidade, podemos corrigir preconceitos e limitações impostas pelos discursos de ódio contra seres humanos.

O SINTE/SC reafirma sua posição contrária a qualquer tipo de mordaça aos professores e aos estudantes, e ressalta que a escola precisa ser um local de liberdade de expressão, ainda mais nas discussões sobre qualquer tema de interesse social.

Manifestamos nosso apoio a Escola e reafirmamos o compromisso desta entidade com uma educação pública, gratuita, libertadora e democrática.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTE/SC