acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Sindicatos CUTistas organizam greve geral em Santa Catarina

Em Santa Catarina, os sindicatos CUTistas, junto com outras centrais sindicais e movimentos sociais, estão planejando coletivamente ações de mobilizações por todo o estado no dia 14 de junho

Publicado: 06 Junho, 2019 - 15h02 | Última modificação: 13 Junho, 2019 - 11h12

Escrito por: Pricila Baade

notice

Após dois dias históricos de mobilização em defesa da educação e da previdência em maio, agora o movimento sindical está organizando os trabalhadores e trabalhadoras para construir a greve geral em 14 de junho. Em Santa Catarina, os sindicatos CUTistas, junto com outras centrais sindicais e movimentos sociais, estão planejando coletivamente ações de mobilizações por todo o estado.

O ponto-chave da greve é a defesa da Previdência pública e solidária que está sendo atacada pelo projeto de reforma do governo Bolsonaro. Para a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, o tamanho das mobilizações de 15 e 30 de maio mostram que dia 14 de junho será ainda maior “As mobilizações em defesa da educação mostraram que podemos sim construir a maior greve geral da história do país. Os trabalhadores e trabalhadoras já disseram que não aceitam a Reforma da Previdência de Bolsonaro e vamos demonstrar esse descontentamento cruzando os braços no dia 14 de junho. É importante que o governo e os parlamentares percebam que quem votar a favor desta Reforma será lembrado como traidor do povo”.

Servidores municipais, estaduais, motoristas e cobradores, metalúrgicos, bancários, professores, trabalhadores da educação, da indústria e do comércio, entre outras categorias, já realizaram assembleias nos locais de trabalho confirmando a adesão à greve geral do dia 14.

Em Florianópolis, representantes da CUT, Intersindical, CTB, CSP/Conlutas e UGT se reuniram e definiram que neste sábado, 8 de junho, acontecerá uma plenária com movimentos sindical e social para organizar a greve na capital. O encontro será a partir das 10h, na FECESC.

Na região do Meio-Oeste do estado, os sindicatos da CUT e de outras centrais se encontraram na última semana e definiram que no dia da greve geral acontecerá um ato unificado em defesa da previdência e contra os cortes da educação, às 14h, na Praça Nossa Senhora Aparecida, em Caçador. Os movimentos sociais e sindical e a militância do Planalto Serrano também se reuniram esta semana em Curitibanos para definir algumas ações para a greve geral contra a Reforma da Previdência.

Os sindicatos CUTistas da regional norte já estão organizados para defender a aposentadoria. No dia 14 de junho, os trabalhadores e trabalhadoras da região vão se concentrar na Praça da Bandeira, em Joinville, a partir das 9h.

No Sul, representantes dos movimentos sindical, social e estudantil se reuniram ne programaram um ato com concentração às 9h, na Praça da Chaminé, em Criciúma. A mobilização será contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação Pública. 

Em Blumenau, os movimentos sindical e estudantil se encontraram nesta semana para organizar a greve geral na região. Umas das ações programadas é um ato unificado na Praça do Teatro Carlos Gomes, às 10h.

No Oeste, os sindicatos da região definiram que as mobilizações acontecerão na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó, e em alguns outros municípios menores.

“Em todos os municípios, os sindicatos da CUT estão à frente da organização da greve, unificando as mobilizações com as entidades das outras centrais, com os movimentos sociais e com os estudantes. Somente com unidade conseguiremos barrar a destruição da previdência e da seguridade social”, afirmou a presidenta da CUT-SC.  

Confira os atos já confirmados para 14 de junho em SC:

 

Florianópolis

Florianópolis - concentração às 16h, em local no centro a definir

 

Norte

Joinville - 9h, na Praça da Bandeira

Canoinhas - 16h, na Praça Osvaldo de Oliveira (em frente à Igreja Matriz)

 

Meio-Oeste

Caçador -  14h, na Praça Nossa Senhora Aparecida

 

Sul

Criciúma - 9h, na Praça da Chaminé

 

Vale

Blumenau - 10h, na Praça do Teatro Carlos Gomes.

Itapema – 15h, na Praça da Paz

Rio do Sul - 9h, concentração em frente à Rodoviária

Itajaí - 13h, na Praça Arno Bauer

 

Oeste

Chapecó – 9h, na Praça Coronel Bertaso

Pinhalzinho – 9h, na Praça Central

Dionísio Cerqueira - A partir das 9h, no Salão Paroquial

São Carlos - 10h30, na Praça Matriz

Faxinal dos Guedes – 13h30, na Praça Municipal

Maravilha – 8h, na Praça Matriz

Xanxerê – 13h30, na Praça Tiradentes

Santiago do Sul – 16h, na Praça Municipal

Irati – 13h, na Praça Municipal

Xaxim – 8h, na Praça Frei Bruno

São Domingos – 8h30, na Praça Central

Passos Maia – 8h, na Praça Municipal

Joaçaba – 8h30, na praça da Prefeitura

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.