• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de Criciúma realiza eleição da nova direção

A eleição acontecerá nos dias 23 e 24 de julho. A votação acontece das 8h às 18h, com uma urna na sede do Sindicato em Criciúma e cinco itinerantes

Publicado: 21 Julho, 2020 - 17h29

Escrito por: Maristela Benedet

notice

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma e Região (Sinmetal) realiza nos dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, a eleição para a sua nova direção. Duas chapas disputam o pleito: Na chapa 1, concorre a presidência João Batista da Silva e na chapa 2, Luiz Fernando Oscar. O mandato é de quatro anos. O Sindicato abrange e representa trabalhadores de 29 municípios do Sul de Santa Catarina.

O atual presidente do Sindicato, Francisco Pedro dos Santos, não participa do pleito. A votação acontece das 8h às 18h, com uma urna na sede do Sindicato em Criciúma e cinco itinerantes que irão percorrer as empresas nos municípios de Criciúma, Içara Morro da Fumaça, Siderópolis, Forquilhinha, Caravaggio, Urussanga, Cocal do Sul e Araranguá. A eleição seguirá o  protocolo das normas de cuidados devido à contaminação do Covid 19 com  distanciamento entre os eleitores, uso de máscaras, álcool em gel, luvas entre outras ações preventivas.

“O processo eleitoral  iria  acontecer nos dias 14 e 15 de abril, porém devido aos decretos do Governo do Estado e das medidas tomadas para intensificar as ações preventivas ao coronavírus e, pensando em proteger a saúde dos trabalhadores, a votação foi suspensa”, explicou o presidente do Sindicato, Francisco Pedro dos Santos.

No mês de junho a Comissão eleitoral em  acordo com as chapas inscritas para disputa do pleito marcou a eleição para os dias 23 e 24 de julho de 2020. O novo presidente deverá fazer 50% dos votos mais um, número previsto para dar quórum ao processo. Estão aptos a votar 1731 associados ativos e aposentados. Para participar, os trabalhadores deverão apresentar a carteira de sócio e documento de identidade. A apuração acontece logo após o enceramento do pleito ainda sem data prevista para o resultado final.