Sindbarra promove seminário sobre os direitos dos servidores públicos

O seminário debateu sobre as principais pautas de luta do serviço público e o papel do sindicato

Publicado: 06 Março, 2023 - 13h29

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

No último sábado (4), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Balneário Barra do Sul (Sindbarra) promoveu um seminário sobre servidores públicos e seus direitos. O evento foi destinado para aos filiados do sindicato e para pessoas da comunidade com momentos de debate e formação durante todo o dia.

Um dos temas discutidos foi o serviço público e o sindicalismo. O Secretário de Organização Sindical da CUT-SC, Wanderlei Monteiro, participou do evento e falou sobre a importância da organização da classe trabalhadora e da formação "É importante que os trabalhadores saibam o papel da CUT, das confederações, federações e sindicatos para o fortalecimento da luta da categoria. E só com formação que isso vai acontecer. Parabenizo o SindBarra pela organização deste importante seminário".

Luciano Siqueira Machado, diretor de mobilização do Sindbarra, ressaltou que o seminário foi um momento de formação para aprender sobre o papel do sindicato e da importância do trabalho unificado das entidades sindicais "A gente não pode ficar isolados na luta, por isso, é importante o trabalho unificado com outros sindicatos. Eu comecei a perceber que essa mentalidade de que o sindicato precisa trabalhar só na sua cidade, que não pode sair do portão, que precisa ficar isolado, foi difundida justamente pelo patrão e, infelizmente, a maioria dos funcionários públicos comprou essa hipótese errada. Por isso, esse seminário é um momento essencial pra todo mundo saber da importância do sindicato e do trabalho unificado".

O seminário também debateu sobre as principais pautas de luta dos trabalhadores do serviço público, como auxílio alimentação, pisos salarial da Enfermagem e Magistério e a Campanha Salarial deste ano da Confetam.

Ricardo Orli, servidor público municipal de Balneário Barra do Sul, parabenizou a direção do Sindbarra pela organização do seminário "São esses encontros que nos levam a compreensão de nosso papel enquanto trabalhador, nos levando a ter uma maior consciência de classe, consciência social e consciência política".