Servidores de Schroeder ouvem as propostas dos candidatos a prefeito
Sindicato realiza encontro com candidatos a prefeito e trabalhadores do serviço público municipal
Publicado: 02 Setembro, 2016 - 09h54
Escrito por: Sergio Honrich
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região - Sinsep promoveu na noite de terça-feira, 30 de agosto o terceiro Encontro dos candidatos a prefeito com os servidores públicos, desta vez reunindo as três candidaturas do município de Schroeder, na Câmara de Vereadores, que praticamente ficou lotada de servidores públicos e apoiadores dos candidatos. Felipe Voigt já foi prefeito da cidade. Osvaldo Jurk é o atual prefeito e o vice de Jair Bridaroli, Hilmar Hertel, também já ocupou o cargo. A apresentação foi por ordem alfabética.
O presidente do Sinsep, Luiz Cezar Schorner, salientou a importância da atividade destacando que a intenção da diretoria do Sindicato é oferecer a oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos para os servidores. “Não existe serviço público sem servidor e para que o serviço público funcione é necessário valorizar o servidor, o que se caracteriza por um conjunto de fatores”, afirmou Schorner, lembrando que, em uma eleição, o povo elege o prefeito, mas o servidor elege o patrão.
Ao final de cada apresentação, os candidatos foram convidados a assinarem a carta Compromisso elaborada pelo Sinsep. Cada candidato teve 15 minutos iniciais para expor suas propostas. Depois responderam três perguntas (em três minutos para cada uma) e mais cinco minutos para as explanações finais.
Felipe Voigt - O candidato da coligação PP/PSB usou apenas seis minutos para expor suas propostas aos servidores. Se comprometeu a valorizar o servidor e lembrou que na sua administração anterior chegou a conceder mais de 100% de reajuste, além da implementação do Plano de Cargos e Salários, revisão do Vale alimentação e estruturação das unidades pedagógicas. O candidato disse ainda que a Prefeitura é como uma empresa e deve ser administrada como tal, isso é, se não tiver receita, não pode haver investimentos. Salientou que sempre foi parceiro do Sindicato, priorizando a transparência, a clareza e o cumprimento às leis. Segundo Voigt, todos os setores da Prefeitura devem ter chefias qualificadas para a função, independente das opções partidárias. “Vamos valorizar o que já temos”, disse o candidato. Em suas exposições finais, Felipe Voigt prometeu “o melhor possível”.
Jair Bridaroli - Com chapa pura (PSD), o candidato afirmou que, com apenas um partido dentro da Prefeitura haverá mais chance de valorizar os funcionários de carreira, já que não terá compromisso com outros partidos na administração pública do município. Prometeu fazer “um trabalho diferente”, reduzir os cargos comissionados e disse que "para pagar mais tem que ter mais receita", trazendo mais empresas para o município que “está indo para o abismo." Na avaliação do candidato “é muito simples governar”, embora admita que não existam milagres. Para solucionar a “crise”, Bridaroli disse que vai lutar pela instalação de novas empresas e valorizar a mão-de-obra do próprio município, já que, atualmente, 5 mil moradores de Schroeder trabalham nos municípios vizinhos e apenas 4.200 no município de origem.
Osvaldo Jurk - O candidato da coligação PSDB/PDT/PR/PP citou as conquistas da categoria nos últimos três anos, como a cessão de um terreno para a construção da sede de lazer dos servidores, a equiparação salarial entre alguns setores (motoristas de ônibus e setor de Saúde), enquadramento salarial de operador de máquina e adequação de jornada de trabalho dos servidores que trabalham na estação de tratamento de água do Bracinho. Salientou ainda que tem honrado todos os reajustes salariais da categoria, deu oportunidade de aperfeiçoamento profissional aos servidores e admitiu que gostaria de integrar ao salário o valor do Vale alimentação. “Hoje todas as férias estão em dia”, citou o candidato, lembrando ainda que sempre concedeu reajuste de salário acima da inflação no período em que a medida foi possível e que pretende continuar a reajustar os salários na data base da categoria. “Primeiro vamos honrar os compromissos com quem nos ajuda", disse. "No serviço público trabalhamos com pessoas, não com produtos ou coisas”, afirmou. No que se refere a valorização de serventes e serviços gerais, prometeu urgência na revisão do Plano de Cargos e Salários. Defendeu e educação integral e prometeu uma “administração segura”.