• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Seminário formativo debate a pandemia e o povo negro nesta quarta-feira (13)

Atividade contará com a participação da Secretária do Combate ao Racismo da CUT Nacional e da ex-secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. As inscrições encerram nesta segunda-feira (11)

Publicado: 11 Maio, 2020 - 11h04 | Última modificação: 11 Maio, 2020 - 16h20

Escrito por: CUT-SC

notice

Nesta quarta-feira, 13 de maio, um seminário formativo virtual debaterá sobre as vulnerabilidades e resistências do povo negro na pandemia. A atividade, promovida pela Escola Sindical Sul, em parceria com as Secretarias de Combate ao Racismo das CUTs de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, é direcionada para os dirigentes sindicais CUtistas dos três estados.

O seminário contará com a participação da Secretária do Combate ao Racismo da CUT Nacional. e cientista social, Anatalina Lourenço, e da educadora Macaé Maria Evaristo dos Santos, que já atuou como Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014), foi Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais no período de 2015 a 2018.

A Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SC, Luma Cristina da Silva, reforça a importância de debater o tema "Essa pandemia poderá aprofundar ainda mais a desigualdade racial na sociedade. Os números revelam que em vários países uma grande porcentagem das pessoas mortas e infectadas pela Covid-19 são afrodescendentes. No Brasil não é diferente: os negros e negras, por estarem na base da pirâmide social, são ainda mais atingidos pelo vírus". 

Os dirigentes e trabalhadores de Santa Catarina interessados em participar devem se inscrever enviando seus dados pessoais (nome completo, e-mail e CPF) para o whatsapp da Secretaria Geral da CUT-SC (48 9617-9406) até esta segunda-feira (11), às 18h. As inscrições são limitadas a 15 vagas para o Estado.

Este já o terceiro seminário formativo organizado pela Escola Sul desde o início da quarentena. As atividades estão acontecendo na Plataforma Digital de Formação da CUT. Para a coordenadora pedagógica da Escola Sul e Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, as experiências têm sido positivas  “Neste momento de distanciamento social é importante que a Escola se adeque à realidade e mantenha seus espaços formativos e de debates acerca de temas históricos e conjunturais. Este é o terceiro seminário é apesar de estarmos ainda nos habituando às novas tecnologias já podemos avaliar positivamente as atividades e o interesse dos dirigentes sindicais Cutistas em participar, o que demonstra que estão preocupados em se atualizar através de nossas fontes e nossos espaços”.