• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Seminário debate sobre atualização do projeto político-organizativo da CUT

Atividade de formação promovida pela Escola Sul no dia 28 de agosto discutirá sobre os desafios da organização sindical impostos à central

Publicado: 19 Agosto, 2019 - 10h42 | Última modificação: 19 Agosto, 2019 - 10h45

Escrito por: CUT-SC

notice

Às vésperas do 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) e do Congresso Estadual da CUT-SC (CECUTs), um dos maiores desafios impostos aos sindicatos CUTistas e suas direções está a readequação do projeto político-organizativo em prática na Central. Para preparar os dirigentes CUTistas dos três estados do Sul sobre o tema, no dia 28 de agosto, mesma data em que comemora-se 36 anos de fundação da CUT, acontecerá um seminário formativo, promovido pela Escola Sul.

 O formador da Escola Sul, Rafael Serrao, explica a finalidade do encontro “O seminário construído pela Escola Sul tem o objetivo de contribuir com a reflexão em torno da organização sindical, aprofundando os entendimentos sobre os impactos das mudanças e precarizações do mercado de trabalho sobre as entidades sindicais. Assim como outros seminários, pretende-se também proporcionar formação para os (as) dirigentes, por isso que a programação foi cuidadosamente elaborada para que assegurar momentos de estudos e formulações coletivas”.

 A atividade contará com a participação do Coordenador-Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) da área de Educação e Comunicação, Fausto Augusto Júnior, e dos presidentes das três CUTs estaduais da região Sul.  

 O seminário acontecerá na sede da Escola Sul, em Florianópolis (Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas), e tem vagas limitadas para até 50 dirigentes. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail formação@escolasul.org.br ou pelo telefone (48) 3266-7272. A atividade é gratuita, com o almoço financiado pela Escola Sul. Os dirigentes que precisarem de hospedagem no Hotel Canto da Ilha podem fazer reservas pelo telefone (48) 3261-4000, com despesas por conta dos participantes.

Confira a programação do seminário:

09:30 - Boas vindas e mística de abertura

10:00 - Mesa 1 - Abertura: Celso Woyciechowski (Coordenador Geral da Escola Sul); Luiz Carlos dos Santos (Coordenador Pedagógico); Cleverson Oliveira (Coordenador Administrativo e Secretário de Formação da CUT-SC) 

10:30 – Mesa 2 - As mudanças no mundo do trabalho e suas armadilhas para o projeto político organizativo: Fausto Augusto (DIEESE); Claudir Nespolo (CUT-RS); Anna Julia Rodrigues (CUT-SC) e Regina Cruz (CUT-PR). Debatedora: Cida Reis (Secretária de Formação da CUT-PR)

12:30 - Almoço

13:30 – Trabalho de Grupo – Formação de questões para debate da mesa 1 e Construção coletivas de alternativas para o projeto Político-Organizativo

15:00 - Mesa 3 – Para onde caminhar? Problematização do Trabalho de Grupo: Fausto Augusto (DIEESE); Claudir Nespolo (CUT-RS); Anna Julia Rodrigues (CUT-SC) e Regina Cruz (CUT-PR). Debatedora: Maria Helena de Oliveira (Secretária de Formação CUT-RS)

17:30 – Encerramento – Sistematização do debate do dia e socialização das propostas da IX Conferência Nacional de Formação - Luiz Carlos dos Santos (Coordenador Pedagógico da Escola Sul)