Roda de conversa aponta para urgência de políticas que promovam a igualdade racial

O evento contou com a participação da 2º deputada negra de SC, Vanessa da Rosa, e do ex-vereador de Florianópolis Márcio de Souza

Publicado: 30 Novembro, 2023 - 10h07

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

Na noite desta terça-feira (28), dirigentes CUTistas participaram de uma roda de conversa para debater sobre a consciência negra. O encontro, organizado pela CUT-SC, aconteceu na Escola Sindical Sul, em Florianópolis.

Uma das convidadas foi a professora Vanessa da Rosa, que contou sobre a sua experiência em ter sido a segunda mulher negra a ocupar uma cadeira como deputada estadual em Santa Catarina. Vanessa contou sobre os desafios de ter atuado durante 30 dias na Alesc.

"O espaço parlamentar é violento e desencorajador para nós, mulheres negras. Para ocupar este espaço é preciso estarmos preparadas e unidas, com formação e financiamento", desabafou Vanessa. Durante o mês que ficou na assembleia ela apresentou cinco projetos, com pautas que defendiam uma educação antiracista e um olhar diferenciado para o povo negro catarinense.

Outro convidado para a roda de conversa foi o professor Márcio de Souza, que é ex-vereador de Florianópolis e atual Secretário Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do SINTE-SC. Márcio falou sobre o contexto do racismo em Santa Catarina, afirmando que está enraizado na política e no movimento sindical do estado "O debate sobre classe, gênero e raça precisa ser encarado de forma estratégica nos sindicatos, se é preciso criar cotas é porque houve insuficiência política para entender a centralidade desse tema. Precisamos mudar as ações".

O Secretário de Combate ao Racismo da CUT-SC, Hélio Samuel de Medeiros, falou da importância de ações como a roda de conversa para mostrar a importância da política de igualdade racial "Não basta falar que não somos racistas, precisamos combater o racismo nos espaços que estamos e priorizar a pauta do combate ao racismo na CUT e nos sindicatos".