• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Reunião da Direção da CUT-SC discute Dia do Basta e eleições gerais

Durante toda essa quinta-feira (2) dirigentes cutistas e integrantes da direção estadual da CUT-SC estiveram reunidos para debater e encaminhar pautas importantes para a classe trabalhadora

Publicado: 03 Agosto, 2018 - 13h40 | Última modificação: 03 Agosto, 2018 - 14h03

Escrito por: Pricila Baade

notice

Durante toda essa quinta-feira (2) dirigentes cutistas e integrantes da direção estadual da CUT-SC estiveram reunidos para debater e encaminhar pautas importantes para a classe trabalhadora. O encontro aconteceu na sede da Fecesc, em Florianópolis, e reuniu cerca de 30 dirigentes que falaram sobre a mobilização para o Dia do Basta e sobre as eleições gerais.

A Secretária de Formação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, abriu a reunião com uma análise de conjuntura sobre o momento que vivemos no país, relembrando o golpe que tirou Dilma Roussef da presidência em 2016 “O golpe não foi apenas contra a presidenta Dilma. Ele veio para desestruturar todas as políticas desenvolvimentistas feitas pelo governo popular de Lula e Dilma. Um exemplo é a Reforma Trabalhista, que veio para retirar os direitos dos trabalhadores e atacar o cerne dos movimentos que defendiam esses direitos”.

Bertotti afirmou que com todas as mudanças que o mundo do trabalho está sofrendo é necessário que o movimento sindical repense sua política de organização, sua forma de financiamento e suas estratégias de comunicação e formação. “Os tempos são difíceis e sombrios, mas eu acredito em nossa capacidade de luta para nos reinventarmos e continuarmos organizando a classe trabalhadora”.

Dia do Basta

No dia 10 de agosto a CUT, junto com outras centrais sindicais e movimentos sociais, realizará o Dia Nacional do Basta, que contará com paralisações, atrasos de turnos e atos nos locais de trabalho e nas praças públicas para exigir um basta de desemprego, de aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, de retirada de direitos da classe trabalhadora e de privatizações.

Rosane Bertotti reforçou a importância de fazer um grande dia de mobilizações “É fundamental que no dia 10 de agosto aconteçam grandes mobilizações para mostrarmos nosso poder de enfrentamento contra os ataques desse governo golpista e dialogarmos com a classe trabalhadora sobre o projeto que defendemos para as eleições”.

Os coordenadores regionais da CUT-SC que estavam presentes falaram sobre as ações que foram planejadas durante as plenárias que foram feitas nas seis regionais. Acontecerão mobilizações em todas as regiões do Estado, com panfletagens, paralisações e atos em Criciúma, Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Apiúna, Lages, Curitibanos, Xanxerê, Concórdia, Chapecó e Florianópolis.

Eleições Gerais

Durante a reunião, foi reforçada a importância dos dirigentes sindicais Cutistas dialogarem com a base sobre a importância de eleger candidatos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora “Precisamos fazer a defesa da liberdade de Lula e dialogar com a base sobre como sua candidatura interfere na vida dos trabalhadores. Lula será o presidente que irá revogar todas as reformas de Temer e retomar o projeto popular que valoriza a classe trabalhadora”, afirmou Bertotti.

Durante o encontro, os pré-candidatos a Deputado Estadual e Federal comprometidos com a classe trabalhadora e com o movimento sindical foram apresentados aos participantes da direção. Compareceram os pré-candidatos a Deputados Federais Ana Paula Lima e Dirceu Dresch; e os pré-candidatos a Deputados Estaduais Adrianinho, Jumeri Zanetti, Marla Vanelli, Neodi Saretta, Mari Camara e Wanderlei Monteiro de Souza.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, falou sobre a importância de termos candidatos comprometidos com o projeto da classe trabalhadora “Esses serão os candidatos que junto com Lula defenderão as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras no estado e no país. É essencial que nesse momento os dirigentes sindicais se esforcem para convencer os trabalhadores a votarem nos candidatos certos”.  

 

carregando