Representantes da CUT-SC participam da Conferência Estadual de Direitos Humanos

Publicado: 18 Março, 2024 - 10h50

Escrito por: CUT-SC com informação de Ascom SAS.

No último sábado (16) representantes da CUT-SC participaram da 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, no Auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O Secretário Geral da CUT-SC, Rogério Manoel Corrêa; a Secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais, Zigue Timm; e a dirigente do Sindicato dos Comerciários de São Miguel do Oeste e representante da CUT-SC no Conselho Estadual de Direitos Humanos, Lucilene Binsfeld, foram eleitos delegados nas etapas municipais para participar da conferência.

O tema central debatido no evento foram os Desafios para a Promoção e Garantia dos Direitos Humanos em Santa Catarina, com base nos eixos: Interação democrática; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Universalização dos Direitos; Acesso à Justiça e Combate às Violências e Educação e Cultura em Direitos Humanos. Como não foi possível debater todos os eixos no sábado, uma segunda etapa da conferência estadual acontecerá em 90 dias.

O foco principal da Conferência é a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos, uma oportunidade para aprimorar as políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens; igualdade racial e imigrantes; mulheres; pessoas com deficiência e idosos e levar as sugestões dos catarinenses para a etapa nacional

De acordo com o Relatório de Atividades do CEDH de 2021-2022 e do levantamento do Disque 100 e do Disque 180, os assuntos tratados nas Conferências Regionais incluem a importância de revisão do Plano Decenal de Direitos Humanos; o resgate da proposta do Sistema Nacional de Direitos Humanos; garantia da implementação de medidas legais já aprovadas associadas à violência doméstica e de gênero, entre outros. A Conferência Nacional está prevista para ocorrer em 2025.