Representantes da CUT-SC participam da Conferência Estadual das Juventudes

A conferência estadual é um encontro com a de participação da sociedade civil e de representantes do governo que antecedem a edição nacional prevista para ocorrer em Brasília

Publicado: 26 Outubro, 2023 - 14h26 | Última modificação: 26 Outubro, 2023 - 14h45

Nessa terça (24) e quarta-feira (25) aconteceu a 4ª Conferência Estadual das Juventudes, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Jovens de entidades da CUT-SC participaram e estiveram à frente da organização do evento.

A conferência estadual é um encontro com a participação da sociedade civil e de representantes do governo que antecedem a edição nacional prevista para ocorrer em Brasília, de 14 à 17 de dezembro. O jovem Lucas Maldaner, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de SC, foi eleito delegado para participar da etapa nacional.

A realização da etapa estadual é organizada pelo Conselho Estadual de Juventude e pelo Governo Estadual, no entanto, o executivo não cumpriu com a sua responsabilidade. Gabriel Escobar, diretor do Sintespe e que representa a CUT-SC no CONJUVE, reforça que a conferência só aconteceu graças ao esforço dos representantes da sociedade civil “A realização da conferência é um dever do Estado, mas se dependesse do governo de Jorginho Mello ela não aconteceria. O governo se limitou a convocar e fornecer o coffe break e todo o restante foram os conselheiros da sociedade civil do Conjuve e a presidente que foram atrás”

Durante dois dias foram discutidos 12 eixos envolvendo o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Entre os temas discutidos estão: Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Segurança Pública e Acesso à Justiça. Foi incluída, também, a proposta de debate sobre a elaboração colaborativa do Sistema Nacional de Juventude, entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.

A Secretária de Juventude da CUT-SC, Geici Maiara, participou da conferência e destacou a importância deste momento para os jovens trabalhadores “A conferência é o momento em que os jovens podem participar ativamente da construção das políticas públicas que irão interferir diretamente nas suas vidas, definindo o que acreditam ser prioritário que o governo faça por eles em áreas como saúde, educação, cultura e emprego. Esperamos que as propostas elaboradas pelos jovens de Santa Catarina sejam levadas a sério pelas prefeituras, governo estadual e governo federal”.

Jovens CUTistas que participaram da Conferência Estadual da Juventude