Quer enganar quem, Jorginho Mello?

CUT e centrais sindicais repudiam publicação do governador Jorginho Mello em que ele tenta receber o mérito pelo reajuste do Piso Salarial de Santa Catarina

Publicado: 26 Março, 2024 - 15h10 | Última modificação: 28 Março, 2024 - 18h27

As centrais sindicais vêm a público repudiar a publicação nas redes sociais de Jorginho Mello em que ele tenta ganhar mérito pelo reajuste do Piso Salarial de SC, uma conquista que nada tem a ver com o governo do estado. Quem conhece a história do Piso de Santa Catarina sabe que essa foi uma conquista da classe trabalhadora, por meio de uma luta encabeçada pelas centrais sindicais, federações de trabalhadores e pelo DIEESE.

A luta pela implantação do Piso Estadual começou em 2006 e precisou de muita negociação, mobilizações de rua, reivindicação na Assembleia Legislativa e um abaixo-assinado que contou com quase 46 mil assinaturas de trabalhadores do estado. Após quatro anos de muita luta e persistência, em 2 de outubro de 2009 foi finalmente instituída a lei do Piso Salarial de Santa Catarina. Durante esse processo, se dependesse do esforço do governo, de grande parte dos deputados e dos empresários, nunca haveria um Piso Estadual em Santa Catarina.

Desde que a lei foi implantada, todos os anos uma comissão de representantes dos trabalhadores senta com os representantes dos empresários na FIESC para negociar o índice do reajuste do Piso. Após muito diálogo e diversos encontros, as duas partes chegam a um consenso e enviam então uma minuta ao governo do Estado para que ele encaminhe a proposta de reajuste para a Alesc como projeto de lei. Portanto, o único papel do governo nesse processo é acatar o que foi acordado entre trabalhadores e patrões.

É inadmissível que Jorginho Mello tente afirmar que o governo é o responsável pelo reajuste do Piso Estadual. Sabemos muito bem que se dependesse da política do governador, que segue à risca a cartilha do ex-presidente Bolsonaro, os trabalhadores catarinenses possivelmente teriam empregos com salários muito abaixo do Piso Salarial Estadual e sem qualquer direito.

Respeite a luta dos trabalhadores, Jorginho Mello! O Piso Salarial Estadual de Santa Catarina é uma conquista dos trabalhadores catarinenses!

CUT-SC
CTB-SC