MENU

Propostas dos trabalhadores são aprovadas na etapa de SC da Conferência do Trabalho

A CUT-SC, junto às demais centrais sindicais que compõem a bancada dos trabalhadores, teve todas as suas quatro propostas aprovadas, uma em cada subtema

Publicado: 14 Novembro, 2025 - 11h39

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

notice

A etapa estadual da II Conferência do Trabalho, realizada nesta quinta-feira (13), em Florianópolis, marcou o retorno de um dos espaços mais importantes de debate tripartite sobre políticas públicas para o mundo do trabalho no Brasil. Após mais de dez anos sem realização, a conferência voltou a reunir trabalhadores, empregadores e governo para discutir caminhos que enfrentem a precarização, fortaleçam a negociação coletiva e promovam o trabalho decente.

A CUT-SC, junto às demais centrais sindicais que compõem a bancada dos trabalhadores - CTB, CSB, UGT, Intersindical, Nova Central e Força Sindical - teve todas as suas quatro propostas aprovadas, uma em cada subtema, com ampla maioria dos votos e apoio de representantes da bancada governamental.

A CUT-SC teve uma participação protagonista com mais de 20 participantes - entre delegados e convidados. Todos participaram de encontros prévios para tirar estratégias e elaborar as propostas apresentadas na conferência. 

Propostas aprovadas

No conjunto, as propostas defendem medidas que promovam trabalho decente e melhorem a vida dos trabalhadores. As propostas aprovadas incluem:

- Fortalecimento da negociação coletiva e das entidades sindicais, com regulamentação da Convenção 151 da OIT, combate às práticas antissindicais, garantia de ultratividade dos acordos e financiamento sindical definido democraticamente em assembleia.

- Acesso e permanência na formação inicial e qualificação profissional, com reorganização da jornada, transporte, alimentação e valorização dos saberes da experiência, garantindo que trabalhadores possam estudar sem perder renda ou direitos.

- Políticas públicas de emprego com estabilidade, proteção social e combate às contratações precárias, como PJ, intermitente e plataformização, além do fortalecimento do FAT e do FGTS para financiamentos sociais e produtivos.

- Atualização e fortalecimento das políticas de Saúde e Segurança no Trabalho, proteção a trabalhadores formais e informais, fiscalização rigorosa, combate à informalidade e redução da jornada sem redução salarial, incluindo o fim da escala 6x1.

Essas propostas reforçam a centralidade do trabalho decente, da valorização profissional e da proteção social em um cenário marcado por transformações tecnológicas, novos modelos de contratação e aumento da precarização.

 

CUT-SC celebra participação e organização da bancada

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, destacou a força da bancada dos trabalhadores e o empenho dos CUTistas que se prepararam para a conferência “Essa conferência mostrou o quanto a organização é determinante. Nossos delegados estudaram, debateram e apresentaram propostas sólidas, conectadas com a vida real da classe trabalhadora. As aprovações de hoje refletem esse esforço. Saímos daqui mais fortes, com unidade no projeto que defendemos para o Brasil.”

CUT-SC ele três delegados para a etapa nacional

A conferência estadual também elegeu os delegados de Santa Catarina para a etapa nacional, que será realizada em março de 2026, em São Paulo. Representando a CUT-SC, foram eleitos:

Anna Julia Rodrigues – presidenta da CUT-SC

Cleverson de Oliveira – Secretário de Organização Sindical

Rogério Manoel Corrêa – Secretário-Geral da CUT-SC

A etapa nacional reunirá propostas de todos os estados e construirá o documento final com diretrizes para políticas públicas de emprego, trabalho e renda no país.