Nova direção do SEEF toma posse e reforça resistência da entidade

Publicado: 07 Junho, 2023 - 14h14

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de Florianópolis (SEEF) tomou posse na noite dessa terça-feira (6), no auditório da FECESC. Encabeçada pelo presidente Rogério Manoel Corrêa, a direção estará à frente da entidade pelos próximos quatro anos. Entre os 20 diretores e diretoras empossados, vários participaram das últimas gestões e alguns se integram pela primeira vez à diretoria.

No próximo ano o SEEF completará 40 anos de história e para o presidente da entidade, o último mandato foi um dos mais difíceis desde a fundação, devido aos ataques que o movimento sindical e os trabalhadores sofreram “A direção que assume hoje tem um papel essencial para a continuidade do sindicato. Primeiro o papel político, de se manter do lado certo da história, mesmo sendo difícil. Outro compromisso é manter o SEEF vivo trazendo mais sócios, mostrando aos trabalhadores que o sindicato, por mais dificuldade que tenha, ainda é a mais importante ferramenta de defesa da classe trabalhadora. A partir de hoje cada um de nós aqui, não representa apenas a nossa categoria, mas a classe trabalhadora como um todo”

Além dos integrantes da nova direção, a solenidade de posse contou com a participação de representantes de outros sindicatos, da FECESC e da CUT-SC. A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, em sua fala reforçou a forte atuação do SEEF em defesa da categoria e da importância do sindicato para combater a terceirização, a precarização e a substituição dos trabalhadores em edifícios por porteiros eletrônicos "O que eu mais admiro no SEEF é que ele é um exemplo de sindicato que não faz apenas a luta da categoria, mas está presente em todas as lutas da classe trabalhadora".

Para o presidente da FECESC, Francisco Alano, a posse da nova direção mostra a resistência da classe trabalhadora “Estou muito feliz com essa posse, porque desde que aconteceu o impeachment da presidenta Dilma, o governo do golpista Temer e depois Bolsonaro fizeram de tudo para acabar com os sindicatos, mas essa cerimônia hoje mostra que nós resistimos”.

A eleição do SEEF aconteceu de 11 a 13 de abril e a nova direção foi eleita com ampla aprovação da categoria, recebendo 98,5% dos votos favoráveis.