Neudi Giachini é reconduzido à presidência da CUT/SC
A eleição aconteceu no dia 02 de junho, que foi o último dia do Congressoda central sindical. Com mais de 350 delegados de diversos sindicatos filiadosà instituição, ficou definido o nome dos...
Publicado: 05 Junho, 2012 - 16h45
A eleição aconteceu no dia 02 de junho, que foi o último dia do Congressoda central sindical. Com mais de 350 delegados de diversos sindicatos filiadosà instituição, ficou definido o nome dos dirigentes que vão coordenar a CUT deSanta Catarina por mais três anos.
Neudi Giachini, do Sindicato dosComerciários de Xanxerê, foi reconduzido para o seu terceiro mandato. Neudiiniciou sua trajetória de militância nos Movimentos Sociais e em movimentos daIgreja Católica, como a Pastoral da Juventude, sendo um dos fundadores daPastoral da Terra - CPT, trabalhando junto com Dom José Gomes, que foi um bispoatuante nas questões sociais da região oeste catarinense.
Em 1996, Neudi entrou noSindicato dos Comerciários – SEC, e já em 1997 foi eleito Presidente do SEC deXanxerê, onde ficou apenas uma gestão. Em 2000, Neudi começa a sua trajetóriana CUT, sendo indicado a Secretária de Organização Sindical, atuou até 2003,ano em que assumiu a Secretária Geral da CUT. Em 2006, numa eleição com trêschapas e 289 delegados, Neudi foi eleito com 236 votos e assumiu a presidênciada CUT/SC. Em 2009 com eleição em chapa única ele assumiu por mais três anos eagora em 2012, novamente foi reconduzido à presidência da CUT-SC. Junto com aluta sindical em 2000 e 2006, ele concorreu para candidato a vereador na suacidade ficando como primeiro e segundo suplente respectivamente, chegando aassumir por três meses a cadeira de vereador na cidade de Xanxerê.
Neudi avalia esta última gestão2009/2012 da direção executiva da CUT-SC, como muito importante “Conquistamos opiso estadual, que conseguimos implementar no estado de Santa Catarina, fizemosa Marcha dos Catarinenses e conseguimos ampliar a base de sindicatos filiados naCUT estadual, permanecendo como a principal central sindical do estado, além deter fortalecido as nossas bases e regionais”. Para a próxima gestão, ocomerciário comenta “Acredito que este mandato será o de maior desafio, masqueremos reafirmar o nosso compromisso e a nossa luta pelos trabalhadores”, ressaltaNeudi.
Junto com ele, na direção executivavão trabalhar: Renê Marcos Munaro, do Sintrasem de Florianópolis comovice-presidente; Anna Julia Rodrigues do SINTE, continua como Secretária Geral;Renaldo Pereira, do Sintiacr de Criciúma, foi para a Secretária de Finanças;Luiz Fernando do SINTE assume a Secretária de Comunicação; Liliana Piscki, doSindicato dos Mecânicos de Joinville, vai para a Secretaria de Formação; VilmarOsovsky do SITICOM de São Bento do Sul, assume como secretario de Organização ePolítica Sindical; Jucélia Vargas Vieira de Jesus, SISERP de Criciúma e região,assume a Secretaria sobre a Mulher Trabalhadora; Alex Sandro Batista dos Santos,do Sintrasem de Florianópolis, vai para a Secretária de Relações do Trabalho;Aldoir José Kraemer do SINTE, continua na Secretaria de Políticas Sociais;Jucimara Meotti Araldi do Sintraf de Xanxerê, vai para a Secretaria daJuventude; Maria das Graças Gomes Albert, da Sintrafesc, continua na Secretariapela Igualdade Racial; Ana Maria Roeder do SEC de Jaraguá do Sul, continua naSecretaria de Saúde do trabalhador e Jacir Antonio Zimmer do Sindicato dosBancários de Florianópolis, também continua na Secretaria do Meio Ambiente daCUT de Santa Catarina.