• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Mulher trabalhadora: quem somos?

Artigo da Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SC reflete sobre os espaços ocupados pelas mulheres

Publicado: 08 Março, 2016 - 11h36

Escrito por: Sueli Silvia Adriano - Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SC

notice

Somos as mulheres do Brasil, trabalhadoras, esposas, filhas, amantes, guerreiras. Somos muitas, a maioria da população. Somos as que possuem tripla jornada de trabalho, que acordam cedo, sem ter o direito de escolha. Somos as que no fim de semana, limpam, organizam, passam, lavam e cozinham. Somos advindas de uma sociedade patriarcal. Oriundas de uma sociedade que pregou por muitos anos, que lugar da mulher é ficar em casa, cumprindo o papel de mães e esposas.

Temos que superar e suprimir esse conceito patriarcal, afirmando que as dificuldades de participação das mulheres nos espaços da sociedade, foram criadas pelo mundo machista, que já não cabe mais nos dias atuais. Hoje, lutamos pelo compartilhamento das tarefas domesticas, pela equidade salarial, pelo espaço na política e principalmente pelo respeito da sociedade.

Buscamos a valorização do ser mulher em todos os cantos do mundo para transformar a vida da classe trabalhadora e essa transformação perpassa pela vida das mulheres. Temos que nos fortalecer na luta para transformar a sociedade e defender o aprofundamento de um projeto político que avance em direitos, com igualdade, distribuição de renda e radicalização da democracia.

Vamos juntas construir uma sociedade com igualdade no trabalho e na vida!

Sueli Silvia Adriano

carregando