MENU

Metalúrgicos da CNM/CUT de SC realizam mobilização pela redução dos juros

Durante os dois dias, os dirigentes metalúrgicos de Santa Catarina entregaram panfletos na porta em três grandes metalúrgicas da região norte do estado: Tupi, BMC e Ciser

Publicado: 03 Agosto, 2023 - 08h55

Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

notice

Os metalúrgicos do Departamento da CNM/CUT de Santa Catarina realizaram mobilizações contra os juros altos em frente às portas de fábricas nessa terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A ação faz parte de uma mobilização nacional convocada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT para pressionar o Banco Central a reduzir a taxa de juros e pelo impeachment do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Durante os dois dias, os dirigentes metalúrgicos de Santa Catarina entregaram panfletos na porta em três grandes metalúrgicas da região norte do estado: Tupi, BMC e Ciser, para dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre como a taxa de juros altas prejudica a população.

As mobilizações aconteceram propositalmente nos dias 1º e 2 de agosto por serem as datas em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) esteve reunido para definir a taxa básica de juros.

A pressão e mobilização do movimento sindical e de outros setores da sociedade civil deu resultado e no fim da tarde desta quarta-feira o Copom anunciou a redução de 0,5% da taxa de juros, passando de 13,75% para 13,25%. Mesmo assim, o coordenador do Departamento da CNM/CUT de Santa Catarina, Wanderlei Monteiro, ressalta que a taxa ainda não é a ideal “Esta é a primeira redução dos juros em três anos, portanto, representa um grande vitória. É sinal de que nossa pressão está dando resultados. Mesmo assim, precisamos continuar mobilizados e pressionando o Banco Central para que a taxa seja cada vez mais menor e para que Campos Neto renuncie do cargo”.