MENU

Lideranças da CUT-SC concluem terceiro módulo da Formação de Dirigentes

Próximo encontro será em abril, reunindo dirigentes do RS, SC e PR para definir ações conjuntas de enfrentamento no sul do país

Publicado: 27 Novembro, 2025 - 15h25 | Última modificação: 27 Novembro, 2025 - 15h30

Escrito por: CUT-SC

notice

Encerrou nesta quinta-feira (27) o terceiro módulo da Formação de Dirigentes (FD) da CUT-SC, realizado pela Escola Sul, em Florianópolis entre os dias 25 e 27. O encontro reuniu lideranças sindicais de diversas categorias para analisar a conjuntura atual, debater os desafios do mundo do trabalho e construir estratégias de atuação para fortalecer a luta da classe trabalhadora frente ao avanço da extrema direita. Este foi o último módulo realizado apenas em Santa Catarina. O próximo encontro será em abril, reunindo dirigentes do RS, SC e PR para definir ações conjuntas de enfrentamento no sul do país.

O módulo iniciou com debates sobre cultura, ideologia, neoliberalismo e disputa de hegemonia. Os dirigentes refletiram sobre como as mudanças geracionais, o trabalho digital, a precarização e o individualismo têm impactado a organização dos trabalhadores. Também discutiram a importância de recuperar práticas culturais e comunitárias vinculadas à história do movimento sindical, fortalecendo o diálogo com a juventude e com segmentos que hoje se afastam da ação coletiva.

Ao longo da formação, temas como guerra híbrida, neogolpismo, desinformação e o uso político das plataformas digitais mostraram a necessidade de ações estratégicas e integradas de comunicação, mobilização, formação e organização de base.

No último dia, foram apresentadas a equipe, estrutura e ações organizadas pela Escola Sindical Sul da CUT. A secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, explicou a importância da Rede de Formação. Ela também reforçou a necessidade de comprometimento das direções sindicais com a liberação de dirigentes para os processos formativos “Confesso que, no início do curso, eu estava receosa sobre os resultados que ele poderia gerar. Hoje saio de coração feliz e com boas expectativas sobre os frutos que essa formação vai dar no enfrentamento que precisamos construir no sul do país”, afirmou.

A etapa final do módulo foi dedicada à elaboração de propostas práticas. Em grupos, os dirigentes apontaram ações como: criação de um núcleo de inteligência para pensar estratégias; articulação entre formação e comunicação; campanhas de filiação; além de iniciativas de base sobre temas como o 13º salário e a isenção do imposto de renda conquistada pela luta da CUT. A meta é que, até fevereiro, parte dessas propostas já esteja estruturada para ser apresentada no encontro regional de abril.

Com a conclusão do terceiro módulo, a CUT-SC encerra a etapa estadual da Formação de Dirigentes com o sentimento de unidade e compromisso renovados, fortalecendo a preparação do movimento sindical para defender direitos e ampliar a organização da classe trabalhadora.