FETRAF SC realiza a entrega de mais projetos do Crédito Fundiário

A coordenação da FETRAF SC entrou nesta semana mais projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário junto a Unidade Técnica do Estado para serem analisados e aprovados pelo Conselho Estadual

Publicado: 10 Setembro, 2018 - 10h32

Escrito por: Patrícia Duarte

A coordenação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) entrou nesta semana mais projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário junto a Unidade Técnica do Estado para serem analisados e aprovados pelo Conselho Estadual no dia 11/9.

De acordo com o coordenador de finanças da FETRAF SC, Marcos Rozar, são 15 projetos que totalizam o montante de R$2,1 milhão. Os mesmos foram elaborados pela Federação juntamente com os sindicatos da base visando 15 novas famílias que poderão permanecer na agricultura familiar. O valor será destinado à compra de terra para estas famílias. Dos 15 projetos, 10 propostas são do SINTRAF de Alfredo Wagner; duas de Treze de Maio; duas da regional de Concórdia; e uma proposta de Cunhataí. A maior parte são frutos de assistências técnicas feitas pelo ICAF.

Mais projetos estão sendo organizados. Nos dias 10 e 11 de setembro será realizado o Plano Orçamentário Anual do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Nele a FETRAF SC, o ICAF, governos estadual e federal farão o planejamento do programa no estado para 2018/2019.

Conforme Rozar, dentre as propostas da Federação está a ampliação de compra de terras entre parentes visando garantir a sucessão familiar e a permanência das famílias no campo. Outra proposta a ser tratada será a melhoria do teto do Programa a ser negociada no próximo Plano Safra do governo federal. A viabilidade de assistência técnica com melhoria e ampliação voltada também para projetos sociais de acompanhamento das famílias também está na pauta.

Capacitação
Mais capacitações para acesso ao programa foram realizadas de 27 a 31 de agosto nas cidades de Rio do Sul (micro Alto Vale), Chapecó (micro Oeste), Mondaí (micro extremo-oeste e noroeste), Concórdia (Alto Uruguai) e em Rio Fortuna (micro Sul). Em torno de 500 novas capacitações foram realizadas.
Somente em 2018, aproximadamente 2.500 agricultores familiares participaram das capacitações visando a preparação para aquisição de áreas de terras. O próximo passo é dar sequência ao auxílio junto aos sindicatos para preparar as documentações dos pedidos ainda em andamento.

Fonte: Assessoria de Com. e Imprensa FETRAF SC - Patrícia Duarte -Jornalista MTb 3090/SC