Etapa da regional Florianópolis da Conferência Popular de Educação aconteceu nessa terça-feira (5)

Deputado federal Pedro Uczai foi o palestrante da etapa da Grande Florianópolis da Conape-2018

Publicado: 06 Dezembro, 2017 - 16h07

Escrito por: Alexandre Back

Gestores públicos ligados à área da educação, profissionais do magistério e acadêmicos reuniram-se na manhã dessa terça-feira (5) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para a realização da etapa da Grande Florianópolis da Conferência Popular de Educação (Conape-2018).

O evento, que conta com o apoio do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE-SC), tem por objetivo mobilizar o setor em torno da manutenção do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e monitorar o cumprimento dos planejamentos estaduais e municipais.

Em todo o estado estão programadas 12 conferências regionais, que culminarão com a realização de uma conferência estadual no dia 10 de março de 2018.

A abertura da etapa da Grande Florianópolis aconteceu com uma palestra intitulada “O Papel da Conape na atual conjuntura nacional”, ministrada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. No período da tarde estão previstos trabalhos coletivos em torno de temas como o Sistema Nacional de Educação (SNE), planos decenais, financiamento, transparência e controle social.

Mobilização

A realização das conferências populares é tida como uma resposta de integrantes da categoria do magistério à decisão do governo federal em promover alterações no calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e no Fórum Nacional de Educação (FNE). As medidas foram oficializadas, respectivamente, por meio do Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e da Portaria 577 de 27 de abril de 2017.

Também em função dos atos ministeriais, ainda no dia 7 de julho representantes de diversas entidades que compunham o FNE promoveram uma renúncia coletiva.