Encontro virtual marca formação do Coletivo de Meio Ambiente da CUT-SC

Reunião virtual reuniu dirigentes de todo o estado e debateu pautas ambientais que impactam a vida dos trabalhadores catarinenses

Publicado: 17 Setembro, 2024 - 11h33 | Última modificação: 17 Setembro, 2024 - 11h35

Em um passo significativo para fortalecer a ação sindical em prol do meio ambiente, a CUT-SC realizou na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, a primeira reunião do Coletivo de Meio Ambiente. O encontro virtual marcou o início das atividades do grupo, que se dedicará a debater e articular as pautas ambientais que impactam a vida dos trabalhadores catarinenses.

A reunião iniciou com uma saudação da presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, que destacou a importância estratégica do Coletivo de Meio Ambiente e a necessidade de integrar as questões ambientais à luta sindical.

A Secretária de Meio Ambiente da CUT Nacional, Rosalina Amorim, reforçou a urgência do debate sobre a transição justa, enfatizando a necessidade de proteger os trabalhadores diante dos impactos sociais e ambientais da transição energética. “Precisamos incluir as pautas do meio ambiente, impactos ambientais e proteção aos trabalhadores nos acordos coletivos de todas as categorias”, enfatizou.

O Secretário de Meio Ambiente da CUT-SC, André Luiz Alves, conduziu a reunião, apresentando a pauta e destacando a importância da participação dos trabalhadores na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, encaminhando a organização de uma conferência livre organizada pelo coletivo.

O encontro também abordou a participação da CUT no G20 Social, que acontecerá em novembro deste ano no Rio de Janeiro, e na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém (PA), eventos cruciais para levar as demandas dos trabalhadores ao debate internacional.

A criação do Coletivo de Meio Ambiente da CUT-SC representa um marco na luta por um futuro sustentável e justo para todos. Com a união de esforços e a articulação de pautas, o coletivo se posiciona como um importante ator na defesa do meio ambiente e dos direitos dos trabalhadores em Santa Catarina.