• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Encontro reúne pré-candidatos do campo CUTista de Santa Catarina

O objetivo da atividade foi apresentar as pautas prioritárias da CUT de defesa da classe trabalhadora para que os pré-candidatos levem as bandeiras da central para suas campanhas

Publicado: 20 Agosto, 2020 - 16h08 | Última modificação: 20 Agosto, 2020 - 16h24

Escrito por: Pricila Baade

notice

Na última terça-feira (17), um encontro virtual reuniu cerca de 50 pré-candidatos às eleições municipais que são dirigentes e trabalhadores da base de sindicatos CUTistas. O objetivo da atividade, organizada pela CUT-SC e pela Escola Sul, foi apresentar as pautas prioritárias da CUT de defesa da classe trabalhadora para que os pré-candidatos levem as bandeiras da central para as suas campanhas.

O encontro contou com um debate sobre a importância do orçamento público para a vida da cidadania, com o doutor em Desenvolvimento Econômico Juliano Goularti. Ele esclareceu que o orçamento público não é apenas um instrumento técnico, mas uma ferramenta de luta de classes. “Orçamento é composto de receitas e despesas, ou seja, alguém paga e alguém recebe. Neste sentido, a luta de classes se dá no sentido de que atualmente quem paga os impostos no Brasil é a classe trabalhadora. É muita baixa a tributação sobre renda, patrimônio, fortunas, heranças e sobre o sistema financeira. A burguesia nacional escapa da tributação por um conjunto de isenções dadas pelo governo federal e estadual”.

Juliano Goularti explicou sobre como o orçamento público é uma ferramenta importante na luta de classes

 

O secretário-adjunto de Comunicação da CUT Nacional, Admirson Ferro Jr. (Greg), também participou a apresentou as principais pautas da Plataforma da Classe Trabalhadora que está sendo construída pela CUT, destacando que a central defende um estado alternativo, que seja democrática, solidário e justo, além de lutar pelo fim do preconceito, em defesa do SUS e das políticas públicas, pelo combate ao genocídio da população negra, entre outras.

 

Greg apresentou as pautas prioritárias da CUT para a classe trabalhadora