• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Encontro reúne jovens da região Sul para debater ampliação da juventude na CUT

O encontro faz parte do projeto "Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores", promovido pela CUT em parceria com uma central sindical alemã

Publicado: 11 Dezembro, 2019 - 12h51 | Última modificação: 11 Dezembro, 2019 - 13h11

Escrito por: Pricila Baade

notice

16 jovens trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná ficaram reunidos de domingo (8) até terça-feira (11) para o segundo encontro da região sul do projeto "Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores", que tem como principal objetivo aproximar o sindicalismo CUTista da juventude trabalhadora e ampliar a participação dos jovens nas estruturas sindicais.

Foram dois dias e meio de programação debatendo temas importantes para a juventude trabalhadora, como a Indústria 4.0 e as novas configurações do mercado de trabalho, e planejando ações e estratégias para aproximar os jovens do movimento sindical CUTista. O evento aconteceu na Escola Sul, em Florianópolis, e foi coordenado pelos educadores e assessores da CUT Nacional e da Escola Sul.

Quatro jovens de Santa Catarina participaram do encontro

 

Santa Catarina foi representada no encontro por quatro jovens, três do ramo dos servidores municipais e um dos metalúrgicos. Entre eles, o novo Secretário de Juventude da CUT-SC, Adriano Vanderlei Michelotti Rodrigues, eleito durante o 13º CECUT-SC. Adriano tem 27 anos e é servidor municipal no município de Saudades, no oeste do Estado. Para ele, o encontro foi um importante momento para ajudar em sua atuação na secretaria da juventude da central durante os próximos quatro anos “Será um grande desafio organizar a juventude trabalhadora Cutista, trazendo-os para dentro dos sindicatos e fomentar que mais jovens ocupem cargos de direções, pois são eles que mais estão sofrendo com os retrocessos das legislação da trabalhistas e das novas realidades do mercado de trabalho. Esse encontro do projeto da juventude em parceria com a DGB alemã foi fundamental para entender as realidades atuais e traçar um caminho para trabalho com os jovens”.

O servidor municipal Adriano Rodrigues assumiu a Secretaria de Juventude da CUT-SC no 13º CECUT

 

Durante o encontro, os jovens de Santa Catarina criaram um plano com ações para desenvolver no próximo ano, entre elas a realização de um Encontro Estadual da Juventude e a reativação do coletivo de juventude da CUT-SC.

No terceiro dia, os jovens que estavam participando do encontro se uniram aos integrantes do Coletivo de Formação Sul para apresentar o projeto e entregar o plano de ações para os Secretários de Formação dos três estados como forma de reforçar o comprometimento dos representantes da formação no êxito do projeto. 

Sobre o projeto

O projeto, que teve início em 2018 e termina em 2020, é uma parceria entre a CUT e a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB) e prevê atividades de formação de novas lideranças sindicais em todo o país. O primeiro encontro da região sul aconteceu em julho de 2018 e um terceiro encontro está previsto para o próximo ano.

A Secretária de Juventude da CUT Nacional, Cristiana Paiva, acompanhou a atividade e falou da necessidade do movimento sindical dar mais espaço aos jovens dentro dos sindicatos “Enquanto a discussão sobre a juventude for uma pauta secundária, os jovens não irão se inserir nos espaços da central. Não basta sindicalizar e nomear jovens para os cargos de direção, é preciso dar voz e espaço para que eles se sintam parte do sindicato”.

 

O projeto não é desenvolvido apenas pela Secretaria de Juventude, mas conta também com o apoio das secretarias de Relações Internacionais e de Formação. A Secretária de Formação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, prestigiou a abertura do encontro “Você, jovens, tem muito a nos ensinar sobre como fazer a juventude participar dos espaços da CUT. É importante que vocês saíam desse encontro e coloquem esse projeto em prática nas bases dos sindicatos”.