Escrito por: CUT-SC

Encontro debate fortalecimento da Comunicação Popular em Santa Catarina

Nesta sexta-feira (5) e sábado (6) aconteceu o I Fórum Catarinense de Comunicação Popular, na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó. O encontro, que reuniu cerca de 100 representantes dos movimento sindical, popular, partidário e estudantil, além de comunicadores populares e independentes de esquerda, debateu formas de fortalecer a comunicação popular e democrática em Santa Catarina. A CUT-SC foi uma das organizadores do evento.

O Fórum contou com a participação de comunicadores de destaque da comunicação popular no Brasil que compartilharam experiências, avaliaram os desafios da comunicação popular no Brasil e deram dicas de como disputar as redes, entre eles Breno Altman, fundador do site Opera Mundi; o chargista e ilustrador Carlos Lattuff; e Leandro Demori, ex-editor do Intercept Brasil e jornalista do ICL Notícias.

Entre os encaminhamentos tirados no encontro estão o indicativo de realizar um 2º Fórum Catarinense de Comunicação Popular em abril de 2025; tornar o fórum um espaço para ampliar o diálogo e o compartilhamento de experiências, técnicas e metodologias de produção com a colaboração profissional entre os integrantes da rede; proporcionar espaços de formação para a comunicação popular; e criar de uma sucursal do Brasil de Fato em Santa Catarina.

A Secretária de Comunicação da CUT-SC, Sayonara de Araújo Pessoa, participou do encontro e destacou a importância da participação do movimento CUTista no evento “A comunicação, sem dúvidas, é um dos pilares para fortalecer a disputa de classes e avançar nos direitos da classe trabalhadora. O Fórum Catarinense de Comunicação foi importante porque proporcionou a troca de experiências do movimento sindical com agentes da comunicação popular de todo o estado, tirando encaminhamentos que com certeza vão melhorar a comunicação popular em SC e dar mais voz às pautas dos trabalhadores”.

A Secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais, Zigue Timm, também participou do encontro, além de representantes de outros sindicatos CUTistas, como Sintespe, Sindicato da Alimentação de Chapecó, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM); e Departamento dos Metalúrgicos CNM/CUT de SC.