Escrito por: CUT-SC

Dirigentes de SC cumprirão desafio de organizar Brigadas Digitais no estado

A primeira etapa do projeto formou organizadores e organizadoras que serão responsáveis por formar as Brigadas Digitais em Santa Catarina

Com o objetivo de ocupar o mundo digital e as redes sociais de maneira articulada e organizada para lutar pelos direitos da classe trabalhadora, combater as fake news e derrotar a extrema direita e o bolsonarismo, a CUT Nacional deu início no segundo semestre deste ano ao projeto das Brigadas Digitais

A primeira etapa iniciou em setembro com a formação dos formadores que estiveram à frente das turmas dos organizadores nos estado. Em Santa Catarina, a Secretária de Formação, Adriana Maria Antunes, e a jornalista da CUT-SC, Pricila Baade, foram as responsáveis por repassar as estratégias do projeto para os cerca de 30 organizadores e organizadoras das Brigadas Digitais do estado e dar oficinas práticas do uso das redes sociais como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.

 

Alguns dos organizadores e organizadoras das Brigadas Digitais de SC durante a oficina de Facebook

 

“Explicar para os dirigentes a importância de ocupar as redes da mesma forma que ocupamos as ruas é desafiador. Esta primeira etapa do projeto foi um momento enriquecedor em que, além de ensinarmos ferramentas e estratégias de atuação em cada uma das redes, dialogamos com os organizadores e organizadoras das Brigadas Digitais sobre o importante papel que eles irão desempenhar no combate às fake news e ao bolsonarismo por meio das redes sociais”, ressaltou a Secretária de Formação.

Com o término dessa etapa, agora o desafio é que cada participante organize a sua própria Brigada Digital, ou seja, um coletivo que produza e dissemine conteúdos de forma articulada, referenciados no projeto político defendido dos trabalhadores, e que combata as fake news em seus territórios de atuação, como o local de trabalho, a escola, a igreja, a comunidade, o sindicato, entre outros.

Em fevereiro de 2022 acontecerá um grande encontro virtual com todos os organizadores e organizadoras de Santa Catarina para dar início à construção das Brigadas Digitais no estado. O Secretário de Comunicação da CUT-SC, Renaldo Pereira, ressalta a expectativa para essa próxima etapa “Nossa expectativa é que todos os dirigentes entendam a importância deste projeto e estejam 100% comprometidos com a tarefa de ocupar as redes sociais para fortalecermos nosso projeto de sociedade”.