Escrito por: Pricila Baade

Direção da CUT-SC debate sobre governo Moisés e aprova campanha de sindicalização

Na tarde dessa quinta-feira, 6 de agosto, os integrantes da direção da CUT-SC e os coordenadores regionais participaram de uma reunião virtual para discutir e encaminhar pautas importantes para as lutas

Na tarde dessa quinta-feira, 6 de agosto, os integrantes da direção da CUT-SC e os coordenadores regionais participaram de uma reunião virtual para discutir e encaminhar pautas importantes para as lutas do movimento sindical CUTista no Estado.

O encontro iniciou com um debate com a participação do deputado estadual Fabiano da Luz (PT) sobre o andamento do impeachment do governador Carlos Moisés e a falta de medidas para conter o avanço da pandemia. O deputado ressaltou que, por mais que Moisés seja oposição ao PT, é preciso analisar o processo de impeachment de forma imparcial para não cometer uma injustiça “É preciso analisar sob o ponto de vista jurídico se houve crime cometido pelo governador que justifique o impeachment, caso contrário estaremos apoiando um processo injusto como foi o da presidenta Dilma Roussef”

Deputado Fabiano da Luz fez uma análise sobre a situação do governo Moisés

Em relação às medidas do governo para conter a pandemia, a presidente da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, afirmou que Moisés começou bem, mas depois transferiu todas as responsabilidades para os prefeitos “Estamos em uma situação difícil, sem um governo que cumpra com suas responsabilidades para barrar o avanço do vírus no Estado. Precisamos cobrar que Moisés tome medidas que reforcem o isolamento social e que ele apresente uma política de renda mínima para os trabalhadores catarinenses desempregados e informais, porque as pessoas precisam de algo para sobreviver”.

A reunião tirou encaminhamentos importantes para o fortalecimento da campanha Fora Bolsonaro em todas as regionais e aprovou uma campanha unificada de sindicalização da CUT-SC para ser lançada ainda em agosto. A ideia é que todos os sindicatos CUTistas do Estado usem a campanha em suas bases para fortalecer a filiação de novos trabalhadores.

Outra ação aprovada foi a realização de um encontro, no dia 18 de agosto, com os pré-candidatos das eleições municipais de Santa Catarina – ligados ao movimento sindical CUTista – para apresentar a plataforma da CUT com as pautas prioritárias para a classe trabalhadora.