MENU

Dia do Trabalhador em SC é marcado por atos culturais

Atos aconteceram em São José, Criciúma, Chapecó e São Miguel do Oeste nesta quarta-feira (1º)

Publicado: 02 Maio, 2024 - 10h42 | Última modificação: 02 Maio, 2024 - 14h15

Escrito por: CUT-SC

notice

Para marcar o Dia do Trabalhadora e da Trabalhadora, os sindicatos CUTistas de Santa Catarina, junto com outras centrais sindicais e movimentos sociais, organizaram atos culturais em alguns municípios.

Em São José, na Grande Florianópolis, o ato contou com muita cultura, música e teatro. A mobilização, organizada pelas entidades CUTistas, junto com outras centrais sindicais, chamou a atenção e concentrou um grande público na Beira-mar atraídos pelas atrações culturais. A programação contou com apresentações da banda Africatarina, do grupo de teatro Madalenas na Luta, do músico João de Paula e do grupo Boi de Mamão Petinho.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, falou sobre a importância de falar sobre as pautas de luta dos trabalhadores por meio da cultura "Nesse ato por meio da música e do teatro vamos conversar com os trabalhadores sobre a importância deste dia histórico da classe trabalhadora e de estarmos unidos para lutar por emprego decente e mais direitos".

Em Criciúma, os sindicatos da Regional Sul da CUT, junto com outras centrais sindicais, organizaram um ato nesta quarta-feira, 1º de maio,, no bairro Renascer, em Criciúma, levando cultura, arte e consciência da classe trabalhadora para a comunidade. O evento contou com apresentações artísticas e culturais e área reservada para recreação infantil, com brinquedos, e distribuição de lanches, algodão doce e pipoca para as crianças.

Em Chapecó, os sindicatos da Regional Oeste da CUT-SC espalharam faixas com as pautas do Dia do Trabalhador em diversos locais estratégicos. As faixas foram colocadas na madrugada desta quarta-feira (1) na praça Central, em frente à agência do INSS, na passarela do Parque Tancredo Neves, na Câmara de Vereadores e no Hospital Regional do Oeste. O objetivo das faixas foi alertar os trabalhadores e trabalhadoras sobre a importância de se lutar coletivamente por emprego decente, redução dos juros, por justiça na cobrança do imposto de renda, por aposentadoria digna e pela valorização do serviço público.

 

Em São Miguel do Oeste, o Coletivo Sindical realizou um encontro com mateada, shows regionais e atrações para as crianças nessa quarta-feira, 1º de maio, para marcar o Dia do Trabalhador. O evento aconteceu na Praça Central do município. Durante o ato também foi feita uma ação em apoio à greve dos trabalhadores da Rede Estadual de Educação.