Desemprego atinge 12 milhões de brasileiros

Dados divulgados pelo PNAD, no dia 31 de janeiro, apontam dados de 2016 e indicam perda de renda entre ricos e pobres

Publicado: 01 Fevereiro, 2017 - 08h44

Escrito por: CUT

Na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, através da pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad Contínua, divulgou que o desemprego atingiu, em 2016, 11,5% da população brasileira, ou 12 milhões de pessoas.

Os índices apresentados pelo Pnad sobre 2016 representam um aumento de 37% em relação aos dados apresentados no anterior.  Em 2015, a taxa média de desocupação do brasileiro era de 8,5%. Ainda de acordo com o IBGE, houve uma queda de 2,3% na renda média real dos trabalhadores. Em 2016, o valor era de R$ 2.029, menor que os R$ 2.076 de 2015.

Segundo o Pnad, 90 milhões de pessoas estão trabalhando com carteira assinada. Outros 22,1 milhões de brasileiros atuam por contra própria, na informalidade. 6,1% da população realiza trabalha doméstico, o dado é o mesmo de 2015.