CUTistas de Santa Catarina marcam presença na Marcha da Classe Trabalhadora
A pauta da classe trabalhadora será entregue ao presidente Lula e aos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado, do STF e do TST
Publicado: 29 Abril, 2025 - 17h09 | Última modificação: 30 Abril, 2025 - 09h36
Escrito por: CUT-SC

Uma expressiva delegação de trabalhadores e trabalhadoras dos sindicatos CUTistas de Santa Catarina marcou presença na Marcha da Classe Trabalhadora, realizada nesta terça-feira (29), em Brasília. Após uma longa jornada de mais de 1600 quilômetros, iniciada ainda na madrugada de domingo em diversos pontos do estado, os catarinenses se uniram a milhares de representantes de todo o país em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
A marcha, que contou com a participação do presidente da CUT, Sergio Nobre, dos presidentes das demais centrais sindicais, lideranças de diversos setores, movimentos sociais e militantes, culminou com a defesa da F da Câmara dos Deputados Hugo Mota, do Senado Davi Alcolumbre, aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga.
Entre as 26 reivindicações apresentadas, quatro ganharam destaque: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim da escala 6 x 1, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.
O Secretário Geral da CUT-SC, Rogério Manoel Corrêa, que coordenou a caravana catarinense, destacou a importância da mobilização e a determinação dos trabalhadores de Santa Catarina. "Percorremos uma longa distância, com muita garra e unidade, para estarmos aqui hoje. A participação da CUT-SC nesta marcha demonstra o nosso compromisso com a luta por melhores condições de vida e trabalho para toda a classe trabalhadora. A pauta que entregamos hoje representa os anseios e as necessidades urgentes dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado e de todo o Brasil", afirmou Rogério.
A Plenária da Classe Trabalhadora, que antecedeu a marcha ao Congresso Nacional, contou com a presença dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, além de deputados federais do PT, reforçando o diálogo entre o movimento sindical e o governo federal.