CUT-SC segue mobilizada nas Conferências de Saúde do Trabalhador em todo o estado
Nos dias 20 e 21 de maio, representantes da CUT-SC participaram da etapa macrorregional Sul da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Publicado: 26 Maio, 2025 - 10h03
Escrito por: CUT-SC

Nos dias 20 e 21 de maio, a cidade de Tubarão sediou a etapa macrorregional Sul da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A atividade integra o processo preparatório para a etapa estadual da conferência e contou com a participação ativa de representantes da base CUTista.
A CUT-SC tem atuado de forma organizada em todas as regiões do estado para garantir que as propostas da classe trabalhadora estejam presentes nos debates e nos encaminhamentos das conferências. A mobilização tem sido articulada pela Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT-SC, coordenada por Cleverson Oliveira, que tem acompanhado de perto as etapas macrorregionais.
Em Tubarão, participaram como delegados os companheiros Rodrigo, dos Comerciários de Tubarão, Nivaldo, dos Comerciários de Laguna, e Edson, do Sindsaúde de Tubarão. Os trabalhadores Nivaldo e Edson foram eleitos delegados para representar a região Sul na etapa estadual.
Entre as principais propostas aprovadas nesta etapa estão:
- Redução da jornada de trabalho sem redução salarial;
- Fim da escala 6x1;
- Ações de prevenção e cuidado com a saúde mental;
- Implantação de canais de denúncia nos locais de trabalho;
- Desburocratização dos laudos médicos para acesso a benefícios do INSS;
- Regionalização do Cerest, ampliando sua cobertura;
- Revogação da reforma da previdência;
- Implantação da NR 05 em todo o serviço público;
- Aprovação do PLC 42/23, que trata da aposentadoria especial para atividades insalubres e perigosas;
- Alteração na NR 05 para garantir que o(a) trabalhador(a) mais votado(a) seja o(a) presidente da CIPAA, com o(a) indicado(a) da empresa ocupando a vice-presidência.
A etapa contou ainda com a presença do secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SC, Cleverson Oliveira, e do dirigente sindical Nunes, do Sintrafesc, ambos integrantes da comissão estadual da conferência.
A próxima etapa será realizada nos dias 27 e 28 de maio, nas regiões Norte e Nordeste, com sede em Joinville.