CUT-SC se reúne com Comissão de Aprovados do Concurso de Auditor Fiscal do Trabalho
Sem concurso desde 2013 e com um quadro funcional defasado há mais de três décadas, a categoria busca recompor o número de profissionais para garantir o trabalho decente, seguro e digno aos trabalhadores
Publicado: 14 Abril, 2025 - 17h08
Escrito por: CUT-SC

Na última quinta-feira (10), a CUT-SC recebeu representantes da Comissão de Aprovados do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT). O encontro teve como pauta a luta pela nomeação dos aprovados no Concurso Nacional Unificado, diante da grave carência de Auditores Fiscais do Trabalho no Brasil.
Sem concurso desde 2013 e com um quadro funcional defasado há mais de três décadas, a categoria busca recompor o número de profissionais para garantir o trabalho decente, seguro e digno aos trabalhadores e trabalhadoras. A situação atual é crítica, com apenas 1.887 auditores em exercício no país em 2024, enquanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda um mínimo de 5.441 e estudos do IPEA apontam que o número ideal seria em torno de 8.000 servidores.
Fernando Pacheco e Pedro Pilecco, representantes da comissão em Santa Catarina, foram recebidos pelo Secretário Geral da CUT-SC, Rogério Manoel Côrrea, que manifestou total apoio à causa “A CUT-SC se solidariza com a luta dos aprovados e reconhece a importância do trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho. A nomeação desses profissionais é fundamental para assegurar os direitos dos trabalhadores, combater a informalidade, o trabalho escravo e infantil, além de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
Cálculos divulgados pela associação mostram que o trabalho desenvolvido pela categoria não só evita acidentes, como garante prevenção e até mesmo arrecadação para os cofres públicos. Apenas em ações fiscais do trabalho voltadas para o FGTS, ações desenvolvidas pelos auditores resultam em R$ 5 bilhões por ano para o erário. Os acidentes de trabalho entre 2012 e 2021, por sua vez, resultaram em um gasto de R$ 120 bilhões com a previdência. Valor que poderia ser reduzido com ações preventivas a partir do trabalho do auditor, além de evitar parte dos mais de 600 mil acidentes que causaram dor, sofrimento e até mesmo mortes.