CUT-SC repudia tentativa de criminalizar Sintrasem

Inquérito que busca apurar as circunstâncias do incêndio do caminhão de lixo da empresa terceirizada indiciou diretores do Sintrasem

Publicado: 10 Setembro, 2024 - 10h19

Escrito por: CUT-SC

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) vem a público repudiar a tentativa de criminalização do Sintrasem e de seus dirigentes, evidenciada pelo recente indiciamento em um inquérito sobre um incidente ocorrido há seis meses.

Expressamos nossa solidariedade aos dirigentes sindicais injustamente acusados e questionamos a motivação e o momento escolhido para essa ação, que ocorre a menos de 30 dias das eleições. É no mínimo suspeito que um caso com seis meses de investigação seja concluído às vésperas do pleito, levantando sérias dúvidas sobre a imparcialidade do processo.

Causa perplexidade a rapidez com que se busca atribuir culpa ao Sintrasem,enquanto casos de extrema gravidade, como os inúmeros casos de secretários municipais envolvidos em crimes de corrupção, são tratados com morosidade e pouca visibilidade. Por que essa seletividade na aplicação da justiça?

O Sintrasem tem uma trajetória de mais de 35 anos de luta em defesa dos trabalhadores e do serviço público, sempre pautada pela legalidade e pela democracia. A tentativa de silenciar e intimidar o sindicato através de acusações infundadas é um ataque aos direitos de todos os trabalhadores e à própria democracia.

A CUT-SC reafirma seu apoio incondicional ao Sintrasem e conclama a sociedade a estar vigilante contra qualquer tentativa de criminalizar a luta sindical e de interferir no processo eleitoral através de manobras políticas.