• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-SC repudia fala do deputado Jessé Lopes

A CUT-SC repudia a atitude do deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que em uso da tribuna na Assembleia Legislativa na última terça-feira (7), afirmou que mulheres de saia ou decote provocam estupradores.

Publicado: 13 Maio, 2019 - 09h20 | Última modificação: 13 Maio, 2019 - 09h27

Escrito por: CUT-SC

notice

A CUT-SC repudia a atitude do deputado estadual Jessé Lopes (PSL), que em uso da tribuna na Assembleia Legislativa na última terça-feira (7), afirmou que mulheres de saia ou decote provocam estupradores. É inadmissível que, diante de um cenário com aumento de casos de violência e feminicídio, um homem eleito para representar o povo reproduza o machismo e culpe as vítimas pelos casos de estupro.


A fala do deputado do PSL aconteceu durante a discussão sobre um projeto de lei de combate ao assédio sexual e à cultura do estupro em Santa Catarina na Assembleia Legislativa, quando Jessé afirmou, em plenário, que mulheres deveriam prestar atenção às roupas que usam para não chamarem atenção de estupradores. “Se quer andar na rua com sua sainha, com seu shortinho, com seu decote, ótimo. Se você quer chamar atenção de estupradores, sabe os riscos que está correndo”.


A atitude do deputado apenas reforça o machismo impregnado em todos os setores da sociedade, que sempre tenta incriminar as mulheres para abster a culpa dos homens. Reforçamos nosso compromisso em lutar contra todos os tipos de violência contra as mulheres, que diariamente sofrem em um país machista e misógino.


Lutamos pela igualdade de gênero, pelo fim do machismo e da violência contra mulher e esperamos que o deputado reconheça seu erro.


Florianópolis, 10 de maio de 2019

Direção Estadual da CUT-SC