• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-SC repudia ataques racistas em seminário online do NEABI do IFC Araquari

Durante o evento, algumas pessoas se infiltraram entre os participantes da sala virtual e iniciaram uma sequência de ataques com textos, falas, sons e imagens obscenos, ofensivos e racistas

Publicado: 13 Novembro, 2020 - 14h39 | Última modificação: 13 Novembro, 2020 - 14h43

Escrito por: CUT-SC

notice

No mês marcado pelo dia da consciência negra, percebemos que, infelizmente, ainda temos muito a avançar. Na última terça-feira (10), um seminário online sobre relações étnico-raciais, organizado pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFC (Instituto Federal Catarinense) Campus Araquari, foi invadida com um grupo que promoveu ataques racistas.

De acordo com o instituto, durante o evento, algumas pessoas se infiltraram entre os participantes da sala virtual e iniciaram uma sequência de ataques com textos, falas, sons e imagens obscenos, ofensivos e racistas, um deles chamando os participantes de "macaco".

A CUT-SC vem a público repudiar mais esse ato criminoso e reforçar seu compromisso em lutar contra o racismo e pela igualdade e o respeito a todas as cores, raças e etnias. É lamentável perceber que, em pleno século XXI, ataques deste tipo estão cada vez mais frequentes no país. Durante a pandemia, diversos foram os eventos virtuais que foram invadidos por grupos racistas, neonazistas e homofóbicos. Mais lamentável ainda é ver que o governo, na figura do próprio presidente e de diversos ministros, ao invés de tentar impedir estas ações, é reprodutor de declarações do mesmo cunho.

Nós, da CUT-SC, nos solidarizamos ao NEABI e a todos os participantes do seminário que foram alvo dos ataques. Exigimos que a ação seja investigada e os autores sejam penalizados.

Estaremos sempre ao lado de todos e todas que lutam por um mundo mais igual, justo e solidário e na defesa da democracia, ferramental fundamental para preservar o direitos de todos e todas.

RACISTAS NÃO PASSARÃO! TODAS AS VIDAS IMPORTAM!

 

Florianópolis, 13 de novembro de 2020

 

Direção da CUT-SC
Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SC