CUT-SC realiza 17ª Plenária com debates sobre conjuntura e impactos da tecnologia
O encontro reunirá mais de 250 trabalhadores e trabalhadoras das entidades CUTistas de todo o estado para debater estratégias, atualizar o plano de lutas
Publicado: 04 Agosto, 2025 - 14h40
Escrito por: CUT-SC

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Escola Sindical Sul, em Florianópolis, será palco da 17ª Plenária Estadual da CUT-SC, que este ano traz como tema “Novos Tempos e Novos Desafios”. O encontro reunirá mais de 250 trabalhadores e trabalhadoras das entidades CUTistas de todo o estatado para debater estratégias, atualizar o plano de lutas e fortalecer a organização da classe trabalhadora diante das mudanças políticas, econômicas e tecnológicas do país.
A Plenária Estadual é preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT, marcada para outubro, que reunirá delegados de todo o Brasil para definir as diretrizes da Central para os próximos dois anos. As plenárias nacionais acontecem entre os congressos da CUT e têm como objetivo atualizar as estratégias e reafirmar o compromisso histórico da Central com a defesa dos direitos, da democracia e da reconstrução do país após anos de ataques do governo de extrema direita.
Debates centrais: conjuntura e novas tecnologias
A programação começa na sexta-feira (15), com destaque para a mesa de análise de conjuntura, às 10h, que reunirá grandes nomes:
- Juvandia Moreira, vice-presidenta da CUT Nacional
- Adriana Marcolino, diretora técnica do DIEESE
- Lauro Mattei, coordenador do NECAT/UFSC e especialista em políticas públicas
No sábado (16), às 9h, será realizada a mesa “Comunicação, inteligência artificial e novas tecnologias: impactos no mundo do trabalho e desafios para o sindicalismo”, com Leandro Demori, jornalista investigativo, ex-editor do The Intercept Brasil e atual diretor de jornalismo do ICL, trazendo reflexões sobre como as novas tecnologias transformam a comunicação e o trabalho, exigindo novas estratégias sindicais.
Debate de estratégias e plano de lutas
Antes da plenária estadual, um texto base estadual foi elaborado e debatido nas seis regionais da CUT-SC, com encontros que ocorreram ao longo do mês de julho. Esses encontros permitiram que trabalhadores e trabalhadoras de todo o estado contribuíssem com sugestões para as estratégias e o plano de lutas.
Durante a plenária estadual, o foco será debater esse material e apresentar emendas ao texto nacional, que será discutido na plenária nacional em outubro. Também serão votadas as estratégias estaduais e nacionais, plano de lutas, moções e a eleição da delegação catarinense para o encontro nacional.
Segundo Cleverson de Oliveira, coordenador da 17ª Plenária Estadual da CUT-SC, o encontro tem papel decisivo para a ação sindical “Vivemos um período de mudanças aceleradas na política, na economia e nas relações de trabalho. A nossa plenária tem o objetivo de pensar estratégias para defender direitos, enfrentar os ataques à classe trabalhadora e construir um sindicalismo capaz de dialogar com os desafios dos novos tempos”.
Com dois dias de intensos debates, a 17ª Plenária Estadual da CUT-SC será um espaço de formação, reflexão e construção coletiva para fortalecer a luta da classe trabalhadora em Santa Catarina e no Brasil.
Confira a programação completa:
15 DE AGOSTO | SEXTA-FEIRA
07h – Abertura do credenciamento
08h – Café de recepção
08h30 – Credenciamento dos Suplentes
08h30 – Mística
09h – Mesa de abertura com falas de convidadas e parceiros da CUT
09h30 - Leitura e votação do Regimento Interno
10h – MESA DE ANÁLISE DE CONJUNTURA
Juvandia Moreira | Vice-presidenta da CUT Nacional
Adriana Marcolino | Diretora Técnica do DIEESE
Lauro Mattei | Coordenador geral do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC (NECAT), especialista em políticas públicas e doutor em ciência econômicas
12h30 – Almoço
14h às 15h30 – Apresentação da estratégia e plano de lutas estadual realizada nas regionais (meia hora de apresentação e meia hora de debate);
15h30 às 18h30 – Trabalho em grupo sobre a estratégia e plano luta nacional.
18h00 – Encerramento do credenciamento (Delegados e Suplentes)
18h30 – Encerramento dos trabalhos
20h - Jantar
16 DE AGOSTO | SÁBADO
08h – Reabertura do credenciamento
08h30 – Mística
09h – Encerramento do credenciamento
09h – MESA DE DEBATE: Comunicação, inteligência artificial e novas tecnologias: impactos no mundo do trabalho e desafios para o sindicalismo
Leandro Demori | Jornalismo investigativo, ex editor-executivo do The Intercept Brasil e Diretor de Jornalismo do ICL
11h - PLENÁRIA FINAL
- Votação das emendas à estratégia estadual;
- Votação das emendas à estratégia nacional;
12h30 - Almoço
13h30 – CONTINUAÇÃO DA PLENÁRIA FINAL
- Votação do plano de lutas estadual;
- Votação do plano de lutas nacional;
- Apresentação e votação das moções estaduais e nacional;
- Alteração Estatutária;
- Recomposição da direção estadual;
- Eleição delegadas (os) para a Nacional;
17h - Encerramento