CUT-SC promove formações sindicais no Oeste e Litoral catarinense

As formações fazem parte do Curso Alicerce e foram feitas para o Sindicato dos Servidores Municipais de Garopaba e outa para o Coletivo de Mulheres do Sintraf Quilombo e Região

Publicado: 06 Setembro, 2024 - 13h52

A CUT-SC, por meio da Rede Estadual de Formação, realizou nesta semana formações sindicais no Oeste e no Litoral Sul de Santa Catarina.

No Oeste, no dia 2 de setembro, o Coletivo de Mulheres do Sintraf Quilombo e Região participou do Módulo 1 do Curso Alicerce, com a temática "Funcionamento da Sociedade". A formação contou com a presença de trabalhadoras dos municípios de Irati e Formosa do Sul, e foi ministrada pela Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria.

No Litoral, no dia 3 de setembro, dirigentes do Sintrag Garopaba participaram do Módulo 2 do Curso Alicerce, com o tema "Organização da Classe Trabalhadora". A formação foi conduzida pelos formadores Graziele, Maria e Luiz Alberto.

O Curso Alicerce é uma formação de base da CUT-SC para preparar os dirigentes que estão chegando ao movimento sindical. O curso é dividido em cinco módulos:
Módulo 1 – Funcionamento da Sociedade: Aborda temas como modos de produção, racismo, patriarcado e capitalismo.
Módulo 2 – Organização da Classe Trabalhadora: Apresenta a história de fundação da CUT e a construção do novo sindicalismo no Brasil.
Módulo 3 – Saúde do Trabalhador: Fortalece a ação sindical no local de trabalho no que se refere à promoção e prevenção em saúde do trabalhador/a.
Módulo 4 – Comunicação e Expressão: Potencializa a ação dos dirigentes sindicais na ação sindical e no trabalho de base.
Módulo 5 – A Cultura como ferramenta da Classe Trabalhadora: Aborda a cultura popular e os saberes tradicionais como forma de resistência.

A Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, destacou a importância das formações sindicais para o fortalecimento da luta dos trabalhadores "A formação sindical é fundamental para que os trabalhadores compreendam a realidade em que vivem e se organizem para lutar por seus direitos. A CUT-SC está comprometida em oferecer formações de qualidade para os trabalhadores catarinenses, contribuindo para a construção de um sindicalismo forte e combativo."

A CUT-SC seguirá realizando formações sindicais em todo o estado, com o objetivo de fortalecer a organização e a luta dos trabalhadores catarinenses.