MENU

CUT-SC participa do Seminário Internacional Fazendo Gênero

O evento será realizado a partir da próxima segunda-feira, 29 de julho, até sexta-feira, 2 de agosto, no câmpus da UFSC, em Florianópolis

Publicado: 26 Julho, 2024 - 11h49

Escrito por: CUT SC

notice

Na próxima semana acontece a 13ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Com o tema “Contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”, o evento será realizado a partir da próxima segunda-feira, 29 de julho, até sexta-feira, 2 de agosto, no câmpus da UFSC, em Florianópolis.

O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994 e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia do seminário é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco. A programação do evento conta com minicursos, mesas redondas, simpósios temáticos, atividades culturais, feiras e mostras.

A CUT-SC se envolveu na organização e participará da programação do seminário. Na terça-feira, 30 de julho, a Secretária de Finanças da CUT-SC, Sueli Adriano, coordenará uma mesa redonda sobre “Economia Feminista” com a participação Hildete Pereira de Melo (UFF), Luciana Servo (IPEA), Miriam Nobre (SOF Sempreviva Organização Feminista), Rosane da Silva (Ministério das Mulheres), Sonia Coelho (Marcha Mundial das Mulheres). O evento acontecerá das 9h às 12h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.

Já na quarta-feira, 31 de julho, acontecerá uma roda de conversa com o tema “As mulheres no mundo do trabalho: a importância do empoderamento da mulher no mundo sindical, sua participação na política e nos espaços de poder”, ministrada pela Secretária de Finanças da CUT-SC, Sueli Adriano, que acontecerá a partir das 8h30 na Praça da Cidadania, da UFSC.

O ponto alto da programação do Fazendo Gênero será na quarta-feira, 31 de julho, quando acontecerá a Marcha contra o Fim do Mundo. As mulheres CUTistas estarão identificadas com bandanas e distribuirão um panfleto com as pautas das mulheres trabalhadoras.

A concentração da marcha está prevista para as 16h, no Largo da Alfândega. Já o trajeto em si será realizado a partir das 18h30, tendo como ponto de partida o Largo da Alfândega. Os pontos específicos do encontro contemplam os três eixos temáticos do evento: Anticolonialismo (Catedral da Praça XV), Antifascismo (Largo da Alfândega) e Justiça Climática (Banco do Brasil na Tenente Silveira).