CUT-SC participa de Seminário Internacional de Saúde e Trabalho

Publicado: 02 Setembro, 2024 - 10h02

Bruno Cruz
Representantes da CUT-SC estiveram presentes no no evento “Por um Fio: Seminário Internacional de Saúde e Trabalho”, fruto de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC (LASTRO) e o Fazendo Escola – Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC.

A central foi representada pela presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues; pelo Secretário interino de Saúde do Trabalhador da CUT-SC e Secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville , Cleverson Oliveira; Secretária de Saúde e dos Aposentados do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, Rozilene Aparecida Amaral Ramos. Além dos dirigentes sindicais, participaram pessoas que trabalham e estudam sobre tema, além de dirigentes sindicais e acadêmicos da Venezuela e Argentina.

O objetivo do evento foi estimular o debate sobre a saúde e o adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras como resultantes de uma complexa rede de fatores que não se restringem ao indivíduo. Para construir essa reflexão, foi usado o conhecimento sindical, a pesquisa acadêmica e a experiência histórica da saúde coletiva.

A programação contou com mesas de debate, conferências e intervenções artístico-culturais que debateram temas como saúde coletiva; assédio moral no trabalho; e tecnologia, intensificação do trabalho e tecno stress.