Escrito por: CUT-SC
O foco desta etapa foi debater três eixos: Universalização dos Direitos; Acesso à Justiça e Combate às Violências e Educação; e Cultura em Direitos Humanos
Na última sexta-feira, 26 de julho, representantes da CUT-SC participaram da segunda etapa da 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina.
Participaram da conferência o Secretário Geral da CUT-SC, Rogério Manoel Corrêa; a Secretária da Mulher Trabalhadora , Rosemeri Prado; a Secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais licenciada, Zigue Timm; e a diretora do SEC de São Miguel do Oeste e que representa a CUT-SC no Conselho Estadual de Direitos Humanos, Tudi Binsfeld.
O foco desta etapa foi debater três eixos: Universalização dos Direitos; Acesso à Justiça e Combate às Violências e Educação; e Cultura em Direitos Humanos. A programação contou também com a votação dos textos finais das propostas e das moções deliberadas na Plenária. A eleição dos delegados para a etapa nacional acontecerá em uma reunião virtual posteriomente.
De acordo com o Relatório de Atividades do CEDH de 2021-2022 e do levantamento do Disque 100 e do Disque 180, os assuntos tratados nas Conferências Regionais incluem a importância de revisão do Plano Decenal de Direitos Humanos; o resgate da proposta do Sistema Nacional de Direitos Humanos; garantia da implementação de medidas legais já aprovadas associadas à violência doméstica e de gênero, entre outros. A Conferência Nacional está prevista para ocorrer em 2025.