MENU

CUT-SC mobiliza e elege delegados em Conferência Livre Saúde do Trabalhador

Mais de 150 participantes debateram desafios, aprovaram propostas e definiram representantes para a etapa estadual da 5ª CNST

Publicado: 08 Abril, 2025 - 14h08

Escrito por: CUT-SC

notice

A Conferência Livre de Saúde do Trabalhador da CUT-SC, realizada virtualmente na noite desta segunda-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, reuniu mais de 150 pessoas para debater questões relacionadas à saúde dos trabalhadores. O evento foi uma etapa preparatória para a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que além de ser um momento formativo, também teve como objetivo aprovar as propostas e eleger os delegados da CUT-SC para a etapa estadual da 5ª CNST.

O encontro contou com a participação do Coordenador-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luis Leão, Em sua fala, Luis Leão enfatizou de forma incisiva a evitabilidade das doenças e acidentes relacionados ao trabalho: "Todas as doenças relacionadas ao trabalho e os acidentes de trabalho são passíveis de prevenção. Eles não são meros frutos da fragilidade humana ou de uma suscetibilidade individual isolada. Na sua grande maioria, são provocados por más condições de trabalho, por jornadas exaustivas e por condições de exposição a agentes químicos, físicos, biológicos ou a fatores de risco organizacional que, podem ser evitados. Em outras palavras, se a causa pode ser eliminada, então é inegável que as doenças e os acidentes de trabalho são uma profunda injustiça social"

O encontro também contou com a presidenta do Conselho Nacional de Saúde e vice-presidente da FENAPSI, Fernanda Magano, que falou sobre a organização da 5ª Conferência e ressaltou a importância da iniciativa da CUT em organizar a conferência livre. 

Durante o evento, foram discutidas e aprovadas propostas prioritárias em cada eixo temático, como redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos; combate ao assédio no local de trabalho; manutenção do SUS 100% público; e efetivação das CISTs em todos os municípios de Santa Catarina. Os participantes também elegeram delegados e suplentes para representar a CUT na conferência estadual.

O Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SC, Cleverson de Oliveira, que conduziu a plenária, celebrou o engajamento  "A energia e o número de participantes nesta conferência evidenciam a prioridade que a saúde do trabalhador tem para a CUT-SC e para a nossa base. Este é um momento crucial para construirmos juntos as diretrizes que irão nortear a nossa atuação e as nossas propostas para a etapa estadual, visando avanços concretos na qualidade de vida e na saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina".

Você pode assistir à gravação da conferência no YouTube: