• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-SC e Escola Sul concluem primeira turma do Programa Alicerce

A turma piloto, formada por cerca de 20 dirigentes, se reuniu virtualmente durante duas manhãs de sábado para aprender sobre a formação da classe trabalhadora brasileira, o novo sindicalismo e a história da CUT

Publicado: 19 Maio, 2021 - 10h51 | Última modificação: 19 Maio, 2021 - 12h08

Escrito por: Pricila Baade/CUT-SC

notice

No último sábado, 15 de maio, chegou ao fim a primeira experiência do Programa Alicerce, uma formação de base voltada aos dirigentes sindicais CUTIstas organizado pela Secretaria de Formação da CUT-SC, em parceria com a Escola Sul. A turma piloto, formada por cerca de 20 dirigentes, se reuniu virtualmente durante duas manhãs de sábado para aprender sobre a formação da classe trabalhadora brasileira, o novo sindicalismo e a história da CUT. Neste sábado (22) outras três turmas vão realizar o segundo módulo do curso e uma turma vai iniciar o primeiro módulo. Em agosto, mais de 130 dirigentes de Santa Catarina estarão formados no Programa Alicerce.

Para a Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria, o curso de forma virtual está sendo um desafio para a rede de formação de SC, mas superou as expectativas. “Podemos dizer que a primeira turma do Alicerce foi concluída com sucesso e o gostinho que ficou foi de ‘quero mais’. Agora a rede de formação está sendo desafiada a pensar novos módulos para continuidade”

O curso tem o público restrito aos dirigentes recém chegados às direções sindicais e aqueles que já estão há algum tempo atuando nos sindicatos/federações, mas ainda não realizaram a formação de base.

Para o educador da Escola Sindical Sul e um dos formadores desta primeira turma, Rafael Serrao, o Programa Alicerce marca um novo ciclo da formação de base da CUT “Tenho certeza que assim como no passado, as futuras grandes lideranças do movimento CUTista de Santa Catarina serão os dirigentes que passaram pelo Alicerce. Esse processo não acaba com o fim dessa turma, porque os companheiros que fizeram esse curso tem muito interesse em continuar aprendendo e serão incluídos nas formações mais avançadas”.

O Curso Alicerce é um dos encaminhamentos do último Encontro Nacional de Formação da CUT (ENAFOR), realizado em 2020. Santa Catarina foi o primeiro estado a desenvolver a formação com os dirigentes. A metodologia e o conteúdo do Alicerce foram construídos coletivamente durante dois dias com participantes do Coletivo de Formação da CUT-SC, com o apoio dos educadores da Escola Sul. Além de ajudarem a pensar o formato, os dirigentes que fazem parte da Rede de Formação de Santa Catarina também estão assumindo a tarefa de darem as aulas do curso.