MENU

CUT-SC apoia greve dos trabalhadores da Celesc

A luta dos eletricitários e eletricitárias tem como eixo central a defesa da isonomia de direitos, o reajuste salarial com ganho real e a retomada do pagamento do anuênio para todos os empregados

Publicado: 23 Setembro, 2025 - 14h03 | Última modificação: 23 Setembro, 2025 - 14h08

Escrito por: CUT-SC

notice

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) manifesta seu total apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Celesc, que já entra em seu segundo dia com grande adesão em todo o estado.

A paralisação é fruto da intransigência da direção da empresa, que insiste em não atender as legítimas reivindicações da categoria na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. A luta dos eletricitários e eletricitárias tem como eixo central a defesa da isonomia de direitos, o reajuste salarial com ganho real e a retomada do pagamento do anuênio para todos os empregados – direito histórico, retirado em 2016, que instituiu a desigualdade entre trabalhadores que exercem as mesmas funções.

A CUT-SC parabeniza a combativa atuação do Sinergia, sindicato que recentemente voltou a se filiar à nossa Central, à frente da mobilização na Grande Florianópolis, bem como das entidades que compõem a Intercel, que organizam a greve em todo o estado. A unidade construída pela categoria demonstra a força coletiva dos trabalhadores da Celesc.

O governo de Jorginho Mello e a direção da Celesc insistem em políticas de enfraquecimento da companhia, favorecendo a precarização e abrindo caminho para a privatização. A CUT-SC reafirma: a Celesc é patrimônio do povo catarinense e deve continuar pública, fortalecida e valorizando seus trabalhadores.

Nos solidarizamos com a luta da categoria e exigimos que a empresa apresente imediatamente uma proposta que atenda às reivindicações dos eletricitários.

Todo apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Celesc!
Pela valorização dos direitos e contra a privatização da nossa energia!