• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Coordenação da FETRAF SC marca presença no Sustentar 2017

Nesta 6ª edição, o evento contou com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A FETRAF SC) esteve representada pelos seus coordenadores

Publicado: 13 Novembro, 2017 - 11h13

Escrito por: Assessoria de Com. e Imprensa FETRAF SC - Patrícia Duarte

De 8 a 10 de novembro aconteceu o Sustentar 2017 - Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Nesta 6ª edição, o evento contou com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) esteve representada pelos seus coordenadores.

Durante os três dias de atividades, os participantes puderam aprimorar o debate acerca da autogeração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás, por exemplo. Um dos motivos para tal é o fato de o Brasil viver uma crise hídrica, que faz com que o país recorra à energia térmica, que é cara e poluente. Especialistas debateram o futuro das matrizes renováveis, os obstáculos legais, como a cobrança do ICMS da autogeração, financiamento e novas tecnologias. O coordenador geral da FETRAF SC, Alexandre Bergamin, destaca a participação como muito positiva e produtiva. “É uma alternativa a mais para entendermos o contexto atual e onde a Agricultura Familiar pode ser inserida e fortalecida, sem perdas aos agricultores e agricultoras”, afirma.

Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Amazonas são os únicos estados que ainda não possuem programas de incentivo à produção de energia limpa no Brasil. Em Santa Catarina, se o governo deixar de recolher ICMS da geração de energia fotovoltaica, deixaria de arrecadas apenas 0,15% do total recolhido. Essas questões levarão as entidades participantes a elaborar um documento de reivindicações com o intuito de ampliar o debate e as práticas que propiciem o desenvolvimento de energias renováveis e de sustentabilidade como um todo.

Além das palestras, workshops e oficinas para gestores públicos, também foram realizados passeio com o ônibus movido por energia solar (UFSC/WEG) e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável, como a Usina Solar Cidade Azul Engie, em Tubarão.

carregando